12 de outubro de 2017 às 21h33min - Por Mário Flávio

Peça

As crianças da chamada geração z já chegam ao mundo com a tecnologia como algo presente desde a gestação. É possível viver sem recursos tecnológicos? Uns (poucos) diriam que sim, a maioria que não. E para o universo infantil? O que representa ficar sem energia (logo,sem internet) por alguns minutos?

Implica medo? Pressupõe desespero? Seria algo entediante? No último dia 06/10 aconteceu a estreia do espetáculo “E agora no escuro?”, com a direção do brilhante Gabriel Sá. A cia de teatro Exato trouxe essa temática à tona, o que para nós, profissionais da área de Educação, tem uma relevância social indescritível.

Através da artes cênicas é possível sensibilizar as crianças e até os adultos para um olhar da necessidade de interação entre as pessoas, relações das quais estamos ávidos e ávidas.
Na peça, cinco crianças ficam sem energia e despertam a criatividade para brincadeiras de outrora. Momentos de olho no olho, afeto e descobertas: aprendizados para diversas situações da vida real.

No contexto contemporâneo esta discussão é de extrema relevância e possibilita uma miríade de ideias acerca do que realmente as crianças precisam: movimentos, alegria, frustrações, escolhas , descobertas e autonomia. Trata das relações interpessoais, que estão ausentes em demasia e têm feito de muitas crianças, jovens, pessoas no geral, depressivas e trancadas, não só em seus quartos, mas também em seus smartphones e computadores.

Ficamos pedagogicamente, maternalmente e humanamente em êxtase, em saber que um artista e uma cia de teatro estão à frente com a preocupação em transmitir uma mensagem tão positiva, que vai fazer a diferença para quem assistir. Além de plantar uma sementinha de Arte e Cultura nesses jovens atores e atrizes. O espetáculo fica em cartaz até o dia 18 de outubro, no teatro João Lyra Filho e está concorrendo a prêmios em festivais do Brasil. Vale a pena conferir!

*Lilian Gonçalves- Professora, Mestranda em Educação.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro