22 de janeiro de 2016 às 06h56min - Por Mário Flávio

américo

O Passe Livre é uma realidade não tão distante. É uma luta antiga, mas que recentemente foi incluída na constituição através da emenda 90/2015 que aponta o transporte como um direito social. Sempre que a passagem aumenta, os estudantes e trabalhadores são quem acabam pagando essa conta, alimentando cada vez mais o lucro do capital.

É necessário que os movimentos sociais e estudantis se unam em torno dessa luta e que a “estudantada” exercite, cada vez mais, o direito à cidade. É essencial que haja um Grupo de Trabalho entre Jovens, Governo, Conselhos e Empresas de Ônibus, para discutir o acesso ao Passe Livre em Caruaru. E foi isso que o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Rik Daniel, solicitou em reunião do COMUT.

No último dia 20, movimentos sociais e estudantis como: JPT, Kizomba, MAIS, UJR, UESC, LPJ, CSP – Conlutas, SINTRACON e MLB estiveram presentes na reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Caruaru e através de intervenções ajudaram a barrar esse aumento abusivo. Prova de que o povo unido consegue ser mais forte contra pautas que beneficiam o capital.

É necessário reconhecermos a sensibilidade e coragem dos/as 6 Conselheiros e Conselheiras que disseram “não” ao aumento de passagem e seguiram firmes ao lado de quem utiliza esse transporte. É importante que a Câmara de Vereadores participe diretamente do debate através de uma Audiência Pública que discuta o transporte público em Caruaru.

Além disso, é preciso que os movimentos ocupem as reuniões dos Conselhos Municipais de Juventude e de Trânsito e Transportes. Esses são instrumentos de Participação Social e com reuniões abertas para que a população possa dialogar e construir junto aos Conselheiros e Conselheiras. A mudança vem de baixo. Por um futuro sem catracas!

*Américo Rodrigo – É Secretário de Juventude do PT Caruaru, Conselheiro Municipal de Juventude e de Igualdade Étnico-Racial e membro dos Coletivos MAIS, Kizomba e Enegrecer.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro