18 de novembro de 2013 às 12h25min - Por Mário Flávio

20131118-064328.jpg

Será realizada nesta segunda-feira (18), às 18 horas, no Centro Tecnológico do Gesso, em Araripina, a abertura oficial do seminário internacional “Além da Sustentabilidade”. O evento tem como objetivo discutir novas alternativas para os modelos de desenvolvimento da região do Araripe, visando aproveitar integralmente os recursos minerais, agregando valor ao produto local e distribuindo riqueza sem degradar o Bioma Caatinga.

A palestra magna da abertura do evento será proferida, às 18h30, pelo químico alemão Michael Braungart, uma das maiores autoridades mundiais em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. Ele chegou a Araripina neste domingo, quando, à noite, participou do jantar de boas vindas. Já na manhã desta segunda-feira (18), ele participa de visitas técnicas às empresas do polo gesseiro a fim de conhecer a realidade da estrutura de produção do segmento na região.

Também faz parte do evento, que se entende até a próxima quinta-feira, a realização de oficinas temáticas sobre Plano de Gerenciamento de Resíduo Industrial e workshops sobre a implantação no Polo Gesseiro do conceito da Economia Circular, também conhecida como “Plataforma Berço ao Berço”, que prevê o processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica, na qual não se produz resíduo. Na lógica circular não há descarte. Tudo que sobra tem uma forma útil para outro ciclo, em um fluxo de materiais que se transformam.

Na noite desta segunda-feira (18), após a abertura oficial, haverá a apresentação cultural do Balé Matingueiros em praça pública.. O grupo se inspira no universo cultural do Nordeste brasileiro, traduzindo-se numa linguagem didaticamente globalizada, incorporando elementos contemporâneos, sem descaracterizar os folguedos tradicionais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro