Aprovados para vagas da Guarda Municipal em Caruaru cobram da Destra nova convocação

Mário Flávio - 07.09.2012 às 08:48h

Ao todo, foram chamados 69 guardas, 29 selecionados em turma posterior cobram convocação

Há ainda uma parcela de candidatos aprovados no concurso público da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) que espera por uma nova convocação para começarem a atuar na autarquia. Trata-se de 29 concursados das vagas para Guarda Municipal, que haviam ficado na lista de remanejamento, mas que explicam que foram chamados para realizar exames de seleção para uma nova turma de convocação, no entanto o prazo de chamada do concurso já venceu e esses aprovados pedem esclarecimentos sobre o motivo de não terem sido convocados.

Isso acontece com o mototaxista Tomaz Neto. Ele fez parte de uma nova turma de 29 chamados para a realização de exames de aptidão ainda no final de setembro de 2011. Depois de feitos os testes, ele e os demais colegas dessa lista de convocação ficaram aguardando o início do curso de formação para guarda, mas nenhuma deles foi chamado e a resposta do ex-presidente da autarquia, coronel Clóvias Cavalieri, antes de dar lugar a Carlos Veras, foi que já havia sido convocado um número suficiente de guardas municipais e agentes. “Hoje há um lista de convocação com 29 pessoas. A Destra fez algo parecido com os agentes de trânsito, quando convocaram mais 32 novos agentes mais outros 10 que haviam sobrado na primeira turma de convocação. Mas, no nosso caso, nenhum foi chamado. O que nós não entendemos é porque houve a convocação desse número a mais de agentes e nós que fizemos os testes e gastamos dinheiro, não fomos convocados. Por que nos chamaram para fazer os exames e gastar dinheiro, se não nos chamariam? Eu cheguei a gastar mais de R$ 800″, questionou.

Tomaz e mais 11 aprovados dessa turma entraram com um mandado de segurança, solicitando a convocação dos 29 concursados, mas essa representação ainda está sendo julgada. Com o mesmo questionamento de Tomaz, Edy Henderson pensa em acionar a Defensoria Pública, pois não entende porque o prazo de convocação para o concurso vence, mas não houve prorrogação.”É possível colocar na justiça até 120 dias depois do vencimento da convocação, isso no mês passado e não houve posicionamento nenhum, e fizemos os exames mas não obtivemos retorno. Eu até agora não entrei na Justiça com mandado de segurança, mas não fiz isso porque espero resposta da prefeitura. Nós estamos a mercê. Fez exame físico, de saúde e psicológico, no final de 2010”, explicou.

Em resposta, assessoria jurídica da Destra enviou nota ao blog explicando que até o momento não houve prorrogação do concurso público realizado. O assessor jurídico William Kleber informou que as vagas previstas pelo concurso foram preenchidas, sendo 69 vagas para a Guarda Municipal, dessas 6 encontram-se sob júdice em aguardo de decisão. 50 vagas foram destinadas para agentes de trânsito e transportes, dois nomeados desistiram de assumir seus cargos, porém com a convocação de mais 30 nomes a demanda foi suprida e superada. Ao todo foram nomeados, 80 agentes de trânsito, em dois momentos, e 69 guardas municipais. A autarquia estuda a possibilidade da nomeação de mais aprovados para atender as demandas do órgão.

Seguem links da empresa responsável pelo concurso (IPAD) com o edital, erratas e convocações do respectivo concurso:

http://www.ipad.com.br/caruaru_destra2009/pdf/aviso_edital_destra_2009.pdf

http://www.ipad.com.br/caruaru_destra2009/