Do Nexo
Uma pesquisa do instituto Datafolha publicada neste domingo (19) mostra que apenas 8% dos moradores do estado de São Paulo confiam plenamente nas declarações do governador João Doria (PSDB). Com alta rejeição entre os paulistas, Doria é um dos expoentes da chamada “terceira via” para as eleições presidenciais de 2022.
Divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa ouviu presencialmente 2.034 pessoas, em 70 cidades paulistas entre segunda (13) e quarta-feira (15). Daquelas que participaram da consulta, 48% dizem acreditar às vezes, enquanto 44% afirmam nunca dar credibilidade às falas do governador. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
A mesma pesquisa indica que a reprovação de Doria atinge 38% no estado, enquanto 24% o aprovam. Outros 38% consideram a gestão do governador regular.
Doria tenta viabilizar sua candidatura à Presidência em 2022, numa tentativa de romper a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido). O tucano participou da manifestação pelo impeachment do presidente organizada por grupos de direita em 12 de setembro. Ciro Gomes (PDT), João Amôedo (Novo) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também estiveram presentes.
Doria, e os demais possíveis candidatos da “terceira via”, têm tido desempenho tímido nas últimas pesquisas de intenção de votos para 2022. Em agosto, Lula tinha 37% das intenções de voto e Bolsonaro, 28%, segundo pesquisa XP/Ipespe. Em seguida, estavam Ciro, com 11%, e Doria, com 5%.