Aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), não poupou críticas à atuação do Palácio para tentar vencer a eleição para o Tribunal de Contas do Estado. Num duro discurso, ele falou da importância da independência da Casa Legislativa e falou até em forças ocultas atuando a favor de Joaquim Lira, derrotado na eleição contra Rodrigo Novaes (PSB).
“Mais uma vez está comprovado que a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem autonomia, é independente e não é submissa a poder nenhum. Estamos prontos para seguir servindo ao povo pernambucano. Apesar das forças ocultas que tentaram nesses últimos dias derrotar essa Casa, graças a Deus não conseguiram. Nossa obrigação é com o povo de Pernambuco é a gente ajudar ao governo do estado, mas todo mundo sabendo que esse poder é independente e elegeu o seu candidato”, disse.
Porto ainda comentou o resultado e criticou a articulação política do governo Raquel Lyra. “Foi bom. A gente precisava de 25 votos e nosso candidato teve 30 votos e não precisamos oferecer nada em troca, querendo passar por cima de deputados, como aconteceu nos últimos dias, achando que estavam negociando numa bodega”, ironizou.