Alepe vai dar celeridade ao pedido de autorização para estado pegar empréstimos milionários

Mário Flávio - 17.04.2023 às 19:28h

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), comprometeu-se em dar celeridade ao projeto apresentado nesta segunda-feira (17/04) pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para garantir investimentos no estado. A chefe do Executivo solicitou à Alepe autorização para captação de empréstimo, com garantia da União, na ordem de R$ 3, 4 bilhões.

Os recursos são destinados às áreas de segurança pública, saúde, estradas e saneamento. Os empréstimos serão feitos junto aos bancos Banco Internacional para a Reconstrução do Desenvolvimento (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o presidente Álvaro Porto, a atitude da governadora em apresentar pessoalmente aos deputados e explicar a necessidade do pedido de urgência na tramitação “é vista como uma atitude muito positiva não só para o parlamento, mas para o governo do estado. “A vinda da governadora é a confirmação do fortalecimento do diálogo entre os poderes. A governadora veio aqui na semana passada (apresentar o diagnóstico da situação de Pernambuco) e agora volta à Casa. Esse diálogo vai estreitar cada vez mais os dois poderes”, disse.

Segundo Porto, a aproximação entre os poderes tem sido positiva não somente para o parlamento, mas principalmente para os pernambucanos que esperam este novo tempo. “A torcida é grande (em favor do estado). Tive uma conversa com a governadora para que haja diálogo com os deputados antes de ela trazer novos projetos para a Casa”, salientou.

A apresentação do projeto à Alepe contou com a participação de 40 deputados, governistas e da oposição. O encontro traduz um gesto raro entre Alepe e governo na apresentação de matérias antes de sua tramitação na Casa. A governadora franqueou a palavra e ouviu pedidos de esclarecimentos e do andamento de obras. Falaram os deputados Antônio Moraes, João Paulo Lima, Abimael Santos, Renato Antunes, Gilmar Junior, Dani Portela, Gleide Ângelo e José Patriota.

Foto: Divulgação