1 de agosto de 2020 às 10h59min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Turismo de Pernambuco – Setur – lançou o “Selo Turismo Seguro” na última quarta-feira, dia 29 de julho. A iniciativa tem o propósito de incentivar o cumprimento de medidas de prevenção ao coronavírus e conceder reconhecimento àqueles que cumprirem protocolos de higiene e segurança.

É importante ressaltar que o Estado ainda não liberou a retomada total das atividades turísticas, e que o selo não tem o poder de liberar estabelecimentos que ainda não tiveram autorização para funcionar, mas é uma forma de pressionar a retomada do turismo com segurança e respeito à vida.

Quais segmentos devem obter o selo:
Doze segmentos devem solicitar o selo e desenvolver os protocolos específicos para cada um. São eles: agências de viagem e operadoras; atrativos turísticos; bares e restaurantes; centro de convenções; eventos; guia de turismo; locadora de veiculos; meio de hospedagem em geral; parques aquáticos; parques temáticos; transportadora turística e turismo náutico. Proprietários de equipamentos que se enquadrem nesses segmentos devem se atentar à novidade.

O que acontece após a obtenção do selo:
Após a obtenção do selo, os estabelecimentos poderão receber o devido reconhecimento mediante inspeções, que podem ser realizadas pela empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.

Como obter o selo:
Para obter a certificação é simples, a pessoa deve baixar o protocolo de segurança e assinar um termo de compromisso no site (http://turismoseguro.pe.gov.br ). Mas, antes disso, o estabelecimento ou o profissional precisa ter um cadastur ativo ( https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/ ).

A Secretaria de Turismo de Agrestina explica que é importante os prestadores de serviços turísticos do município oferecerem segurança e confiabilidade aos clientes, que estarão cada vez mais exigentes após a retomada. “Esse será um diferencial para todos nós. Sem contar que, a adequação aos protocolos recomendados para cada um, oferecerá maior segurança não apenas aos turistas, mas também para os profissionais do nosso município que trabalham atendendo essas pessoas”, esclareceu a turismóloga e diretora de Turismo, Anayran Santos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro