A partir desta quinta-feira (21), a população de Pesqueira, no Agreste Central, passou a ter mais água nas torneiras e foi beneficiada com a diminuição do rodízio, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração (ETA). Operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a nova ETA entregue pela governadora Raquel Lyra, e a sua vice, Priscila Krause, está instalada nas dependências da Estação Rosas, localizada no bairro Vila Anápolis, em Pesqueira. O equipamento receberá água do rio São Francisco por meio da Adutora do Agreste.
Cerca de 40% da população de Pesqueira deverá sair do rodízio nos próximos dias, quando antes passavam 15 dias sem água na torneira. Quem continua no rodízio terá cinco dias seguidos com água.
A Companhia também promoverá, a partir de janeiro, a redução do rodízio em Alagoinha, um benefício para oito mil pessoas. O calendário atual, de dois dias com água e 28 dias sem, passará a ter uma melhoria significativa na distribuição da cidade, de acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa. Foram investidos R$ 8,5 milhões no equipamento, que está em fase de testes, e as mudanças nos calendários de abastecimento serão implementadas a partir do mês de janeiro.
Esse sistema de tratamento de água é um dos mais modernos do mercado e tem capacidade para tratar 50 litros de água por segundo. Esta é a segunda unidade deste modelo administrada pela Compesa. A primeira está instalada em Pedra, também no Agreste.
O equipamento consiste em uma solução que dispensa o uso de produtos químicos utilizados no tratamento da água, com aplicação de cloro apenas para garantir a desinfecção da água. Trata-se de um sistema compacto, que funciona em um contêiner móvel e com automação. A unidade móvel de tratamento de água de ultrafiltração inclui uma instalação de pré-filtro para reduzir quaisquer partículas sólidas potencialmente danosas às membranas. Isso, tecnicamente, promove uma redução significativa de quedas de pressão e das demandas de limpeza do sistema.
A Compesa vai operar a nova ETA simultaneamente com a Estação de Tratamento de Água Rosas, que já atende Pesqueira. Ela tem capacidade de tratar 40 litros por segundo e, juntas, vão produzir 90 litros de água por segundo, dobrando o volume de água tratado. Com esse incremento, a Companhia vai conseguir beneficiar com a redução do rodízio 25 mil pessoas dos bairros Vila Anápolis, Eucalipto, Central, Vira-Copos, Portal, Redenção, Presídio, JK, Matadouro e Zé Rocha.
