12 de março de 2013 às 12h55min - Por Mário Flávio

Depoimentos publicados no Jornal Vanguarda

João Lyra Neto – “Meu pai, João Lyra Filho, foi um homem sensível, ativo, empreendedor. Nasceu numa pequena cidade do Interior, Lagoa dos Gatos, de uma família muito humilde, mas logo vislumbrou novos mundos, novos horizontes. Aprendeu a ler com a minha mãe, Guiomar, que era professora primária. Sonhou, batalhou, acreditou, prosperou. Construiu amigos, negócios, patrimônio.

Abraçou a vida pública voltado para promover condições melhores para todos. Homens de visão, justo, correto, honrado. Sua conduta e seus valores foram o seu maior legado.”

Zé Queiroz – “João Lyra Filho é um patrimônio da história de Caruaru. Comemorar 100 anos do seu nascimento significa homenagear aquele que inaugurou a política progressista na Capital do Agreste. Da sua ampla visão de futuro surgiram figuras das mais destacadas na vida pública local, todas voltadas para modernizar a cidade, servir ao povo e criar as bases do nosso desenvolvimento econômico.

João Lyra Filho foi o desbravador que começou o combate ao autoritarismo, implantou serviços e obras avançados em Caruaru e soube promover o nosso acervo cultural, com destaque para as obras do Mestre Vitalino, que alcançaram divulgação internacional. Pode-se dizer que o nosso eterno “bom prefeito” é o pai espiritual dos mais importantes políticos caruaruenses de oposição, entre os quais, como ícone de maior projeção, destacamos Fernando Lyra, ele próprio um símbolo das renhidas lutas das forças progressistas contra o polo conservador em Caruaru.

Para mim, pessoalmente, celebrar João Lyra Filho constitui ato de reconhecimento, de admiração e de gratidão. Foi pelas mãos dele que, em 1960, mal saído da adolescência, fui encaminhado para o curso de especialização em Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas, na condição de servidor da Prefeitura de Caruaru. Se hoje sou prefeito da minha cidade, pela quarta vez, é porque muito cedo recebi de “seu João” a oportunidade de ouro, que iniciou minha formação na técnica de administrar. E que me apoiou sempre, com sua força eleitoral, com palavra amiga e com seu exemplo de dedicação a serviço do povo.

E, ainda mais, e muito mais, João Lyra Filho foi um amigo, sincero, afetivo e que orientava com suavidade e sabedoria. Privei da sua amizade até seus últimos dias e, até hoje, sua presença me ilumina não só nos áridos caminhos da política e do gerenciamento mas, sobretudo, no cuidado com as pessoas, no trato com a nossa gente.

Este momento, portanto, é muito especial. Mostra que João Lyra Filho permanece vivo para nós, seus seguidores, admiradores e amigos. As lições deixadas por ele certamente serão fonte de inspiração para que nos aproximemos do exemplo que ele foi como cidadão, chefe de família, político e pessoa dotada de rara sensibilidade humana.”

Raquel Lyra – “Tenho muito orgulho de fazer parte da história política de uma família que começou há mais de 50 anos, com meu avô João Lyra Filho. Desde pequena, aprendi a importância de trabalhar para o bem comum e como é a boa luta pelas causas sociais e a necessidade de colaborar para a melhoria da qualidade de vida, principalmente de quem mais precisa. João Lyra Filho nos deixou este exemplo, que precisa ser seguido, de um homem simples, mas com uma visão extraordinária de futuro. É com muito orgulho que dou sequência a esta história.”

Laura Gomes – “Como uma entusiasta pelo avanço da nossa querida Caruaru, sempre tive João Lyra Filho como um exemplo a ser seguido. Quando cheguei à Capital do Agreste, em 1976, pude acompanhar sua vitalidade e olhar diferenciado às questões sociais e também para o desenvolvimento local que já começava a se tornar mais evidente. Esses e outros fatores me fizeram ser uma profunda admiradora, por toda a sua trajetória e legado deixado para nós. João Lyra Filho é merecedor de todas as menções honrosas nesse dia tão especial e será sempre uma referência para a política caruaruense.”

Jorge Gomes – “Caruaru já teve diversos visionários em sua história e, certamente, João Lyra Filho foi um deles. Homem corajoso e empreendedor, lutou pelo desenvolvimento da maior cidade do Agreste. Por isso, foi um dos prefeitos mais presentes à memória dos caruaruenses. Todos que tiveram o privilégio de conviver com ele, e eu me incluo entre esses privilegiados, puderam aprender grandes lições. Todas as homenagens pelo seu centenário refletem a grandeza de homem e político que foi João Lyra Filho.”

Anastácio Rodrigues – João Lyra Filho foi um prefeito que teve visão do futuro. Um homem formado na universidade da vida e que se cercou de uma equipe de jovens que comungava com o seu ideal da Caruaru do amanhã. Fui seu diretor de Educação e Cultura e ele me deu plena liberdade de agir. Entendeu a minha maneira de gerir a coisa pública. Depois, recebi o seu apoio para chegar à Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Em 1968, tive a hora de ser o primeiro candidato a prefeito de Caruaru com o seu apoio. Isso muito me honrou. Ele deputado federal e seu filho, Fernando, deputado estadual, apoiando meu nome. O povo venceu. Em 1972, como agradecimento, lutei para que seu João fosse meu candidato a prefeito, passando para suas mãos uma Caruaru renovada. Eu lhe disse que ele teria condição de se revelar o maior prefeito de Caruaru, porque a infraestrutura da cidade estava montada. A sua maneira de ser e os seus gestos, eu jamais esquecerei.

Anastácio Rodrigues – ex-prefeito de Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro