A obsessão de Lula em emplacar ideia de liderança mundial

Mário Flávio - 17.10.2023 às 17:59h

Desde que assumiu o mandato o presidente Lula (PT) praticamente viaja todas as semana para diversas partes do mundo. Após dar a volta por cima no Brasil, o petista agora quer emplacar a ideia que é uma liderança mundial.

Ele tentou isso com a guerra entre Ucrânia x Russia, mas não deu certo e acabou passando por alguns constrangimentos internacionais. Na sequência, assume à presidência do Mercosul, mas a aliança eterna com o ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, acabou gerando outros constrangimentos, após críticas de presidentes dos países da América do Sul.

Viagens a países africanos e Europa e falas complicadas geraram gafes do presidente e desconfiança de outras lideranças. O petista foi até inscrito para ganhar o Nobel da paz, mas deu errado.

Chega a guerra entre Hamas e Israel. O petista apresentou uma proposta de paz na sede da ONU, mas a votação já foi adiada.

A decisão veio um dia após o PT praticamente acusar Israel de comer um genocídio contra palestinos. A assessoria de Lula manda informações sobre reuniões de Lula com o presidente do Irã e outros países do Oriente Médio. No entanto, com a forcinha que os companheiros vêm dando, em mostrar contradições em alguns posicionamentos, essa ideia de liderança mundial vai ficar mesmo restrita a bolha petista.

Foto: Sérgio Lima