A estreia dos artistas visuais no São João de Caruaru

Mário Flávio - 05.06.2023 às 16:05h

Neste domingo (04), no Polo da Música Instrumental Maestro Rildo Hora, localizado no Monte Bom Jesus, o projeto Ateliê Cidade inaugurou a participação dos artistas visuais na programação do São João de Caruaru 2023. Durante a programação musical, um grupo de 10 artistas visuais, através de diversos suportes, produziram in loco, à céu aberto, dialogando com e apresentando ao público processos criativos em artes visuais.

Idealizado e coordenado pelo produtor cultural e artista visual, Humberto Botão, através da incentivadora cultural, Circullus, de onde é Diretor Artístico, o projeto Ateliê Cidade foi aprovado no edital municipal de São João 2023 da Prefeitura de Caruaru, e carrega o mote “O presente é coletivo”.

Por meio de chamamento público, a intervenção artística reúne 35 artistas visuais locais que apresentarão, durante o mês de junho, diferentes técnicas e suportes artísticos da linguagem, como: escultura e modelagem em barro, pintura, desenho, colagem, gravura, performance, assemblage, graffiti, técnica mista e livro áudio descrito. Ao todo, são sete polos festivos, que contarão com 10 artistas visuais, cada.

O Ateliê Cidade é uma ação que tem como objetivo a expressão, o fortalecimento e o fomento das Artes Visuais do interior de Pernambuco. Tem como vitrine uma das maiores festas populares do nosso país: o São João de Caruaru, que atrai anualmente milhões de visitantes do Brasil e diversos países. Para Amanda Nascimento, Gestora Cultural da Circullus e produtora executiva do projeto, “o São João é multicultural. Neste sentido, todas as linguagens artísticas são pilares estruturantes da festa, que é uma expressão da potência e da riqueza da produção artística de Caruaru”.

“O projeto atua em diferentes frentes. Primeiro, divulgando e fomentando nossa produção visual local, que é ampla, diversa e extremamente qualificada. Ainda possibilita ao/à artista vivenciar outra forma de produção, que ultrapassa os limites do ateliê, permite troca entre artistas e com o público, ampliando as possibilidades criativas. Por fim, ainda tem o viés de formação de público, uma vez que essa troca também fortalece e aproxima o visitante, que passa a conhecer mais sobre os processos de construção artístico”, destaca o coordenador Humberto Botão.

O projeto Ateliê Cidade ainda será desenvolvido em outros seis polos, durante o mês de junho. Confira a programação:

  • 09/06/23, às 19h – Polo São João na Roça – Vila Juá
  • 10/06/23, às 19h – Polo do Repente – Estação Ferroviária
  • 11/06/23, às 14h – Polo Alto do Moura
  • 17/06/23, às 15h – Casa Rosa – Feira de Caruaru
  • 24/06/23, às 19h – Polo Azulão
  • 30/06/23, às 14h – Polo das Quadrilhas

Para saber mais sobre a programação, acompanhe o perfil @circullusdeideias.