Em Caruaru, presidente do TRE diz que será possível divulgar resultado das eleições até as 20h no dia 07

Mário Flávio - 24.09.2012 às 19:26h

Ricardo Paes Barreto diz que a preparação das urnas ocorre normalmente

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou nesta segunda-feira (24) a preparação das Urnas Eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2012. Além de participarem do processo de inserção de dados no polo de Jaboatão dos Guararapes, o presidente do tribunal, Ricardo Paes Barreto, acompanhado do Corregedor Eleitoral Virgínio Carneiro Leão, também acompanharam o início dos trabalhos no polo eleitoral de Caruaru, que comporta 13 municípios e conta com 450 mil eleitores.

Nessa etapa, as urnas recebem os sistemas de votação e são alimentadas com os dados dos eleitores e candidatos de sua respectiva seção eleitoral, sendo ainda realizada uma última bateria de testes. Em seguida elas são lacradas e embaladas, ficando armazenadas no local até 2 dias antes das Eleições, quando são transportadas para as seções eleitorais. O corregedor Vírginio Carneiro explica que essa etapa é complementar à geração de informações dos candidatos deferidos. “Já tivemos a primeira etapa em relação à preparação das urnas, que se referiu à geração de mídia referente a cada candidato, e agora passamos para a inseminação dos dados, que se trata do armazenamento das informações referentes a cada um desses candidatos nas urnas biométricas”, explicou.

Segundo Ricardo Paes Barreto, o processo de armazenamento de dados nas urnas é confiável e segue o cronograma normal de preparação para as eleições. “Nós estamos com urnas novas, nunca utilizadas, já no sistema biométrico, mesmo nas cidades que não vão utilizar. Hoje é colocado um cartão com os dados dos eleitores de cada seção e com os dados dos candidatos a prefeito e a vereador. Essa urna é lacrada, com conferência por parte do juiz, do promotor, ou de eventuais candidatos ou coligações. Depois essa urna volta para a caixa, e fica aguardando da sexta para o sábado, já às vésperas das eleições, na próxima semana, as urnas possam ser carregadas nos caminhões e levadas para cada ponto de votação”, explicou. 

O presidente do TRE também descartou a possibilidade de que possa haver complicações com a entrega das urnas nos pontos de votação, já que os caminhões que serão utilizados são dos Correios, que estão em greve. No entanto, ele garantiu que o processo de distribuição dos equipamentos está assegurado. Semana passada, Paes Barreto havia participado de uma coletiva de imprensa em que anunciou que a computação de 90% dos votos poderiam ser divulgados até 22h.

No entanto, em entrevista à tarde, o presidente chegou a antecipar essa previsão paras as 20h. “Eu ainda vou antecipar, nossa ideia é ter até as 20h, quase que a totalidade dos votos, nós temos de meia noite a 2h da manhã pra fechar tudo, mas acreditamos que matematicamente teremos condições de informar mais cedo, pelas parciais, se já houve ou não a escolha do prefeito e dos novos vereadores em Caruaru e na maioria dos municípios”, projetou. Ao todo, no estado de Pernambuco, serão preparadas 22.081 urnas, por cerca de 500 técnicos contratados.