Nota de Zeca Cavalcanti
Pernambuco foi o estado com o terceiro maior número de assassinatos de todo o Brasil, segundo levantamento do Monitor da Violência, do g1. Os dados são de 2021, e mesmo com uma redução de 10,3% , em relação a 2020, o número de mortes violentas ainda é alto. Com base nos números da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) foram 3.758 casos em 2020 e 3.370 vítimas em 2021 registrados no estado.
Quando a gente fala em Arcoverde e região a situação não é diferente. Todos os dias temos notícias de violência sendo relatadas em blogs e sites dos municípios sobre homicídios, feminicídios, violência doméstica e entre jovens. “É lamentável que a gente enfrente esta situação. Lamento que em Arcoverde que um dia foi reconhecida como terra do Cardeal passemos por isso”, frisou Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado estadual.
Os dados do Monitor da Violência também mostram que Pernambuco ficou atrás somente da Bahia, que teve 5.099 vítimas, e do Rio de Janeiro, com 3.394 ocorrências. Para Zeca Cavalcanti os números elevados demonstram a falta de comprometimento do Governo Estadual com as pessoas e com os municípios, sobretudo, com as cidades em desenvolvimento do interior do Estado, que deveriam ter investimentos em políticas públicas de segurança a fim de acompanhar o crescimento populacional e econômico das localidades.