Zé Queiroz terá o apoio do PSB ano que vem, ficou claro no evento do partido em Gravatá

Mário Flávio - 14.08.2023 às 07:08h
Foto: Divulgação

O Evento Agenda 40 realizado em Gravatá levou partidos aliados do PSB, que devem figurar juntos em várias eleições do ano que vem. Um deles é o PDT, que tem no ex-deputado federal Wolney Queiroz à presidência estadual da legenda. Esse posto foi ocupado durante cerca de 20 anos pelo ex-prefeito de Caruaru José Queiroz.

Ambos estiveram no Agenda 40 e foram claro os sinais que o PSB estará com Zé ano que vem, já que ele se coloca como pré-candidato a prefeito para disputar a eleição e tentar chegar a quinta vez ao comando da gestão na Capital do Agreste. Primeiro a fala de Wolney defendendo a manutenção da aliança com o prefeito João Campos na prefeitura do Recife.

Mesmo que a legenda não fique com a vaga de vice, ocupada hoje por Isabella de Roldão, o PDT não deixa a base do governo, já que tem outros nomes ocupando funções estratégicas no governo de João Campos. Desde que Isabella declarou apoio a Raquel Lyra no segundo turno da eleição ano passado que a legenda perdeu condições de manter ela na vaga.

Sem falar na aliança estratégica do PDT com o PT e com isso, a vaga de vice iria para o Partido dos Trabalhadores, para evitar um bate chapa com o partido e com isso, a esquerda sair dividida na Capital Pernambucana. Mas os recados mais claros que o PSB estará no palanque de Zé ano que vem vieram de duas lideranças socialistas.

Primeiro foi o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, que destacou a parceria com o PDT durante as gestões de Zé Queiroz, quando Jorge Gomes ocupou a vaga de vice e teve espaço também de mandatos na Câmara Municipal. Guedes disse que a legenda estará com Zé. Mas coube ao prefeito do Recife, João Campos, citar nominalmente a Zé Queiroz e puxar aplausos para o ex-prefeito de Caruaru. Para os analistas não há mais dúvidas, o PSB fica com Queiroz ano que vem. A conferir.

E os Gomes?

Marcelo e Laura Gomes estiveram no Agenda 40. Eles estiveram de forma discreta, mas ambos registraram nas redes sociais por meio de fotos. Quando questionado sobre a ida de Marcelo para o governo municipal, Sileno Guedes desconversou e disse que era uma questão pessoal do ex-vereador e que o mesmo recebeu autorização da legenda para ingressar no governo de Caruaru.

Ausências no Agenda 40…

Uma das ausências mais notadas no evento do PSB foi do PT. A legenda não enviou representantes de peso, bem diferente do PDT, Republicanos e PCdoB, que mandaram representantes com poder de voz entre os partidos. Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, que foi anunciado para vir, assim como o ministro da justiça, Flávio Dino, também não vieram.

…O recado do PT

A ausência do PT foi interpretada como uma forma do partido mostrar que vai em busca do protagonismo da oposição no estado. Na semana passado o deputado estadual João Paulo chegou a defender candidatura própria para prefeito do Recife. Uma situação pouco provável, mas que pode acontecer.

Escalados para bater…

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) e o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, foram escalados para bater no governo. O primeiro citou a ausência de valores para o São João de Gravatá, já que segundo ele, não foi liberado recurso pelo prefeito da cidade, Padre Joselito, ser do PSB. O segundo reclamou das falas de Raquel após os anúncios do PAC, já que segundo Wolney, a liberação veio após o PSB ter feito o alicerce e Raquel não citou isso.

…A estratégia da comparação

Ficou claro que a estratégia da oposição a Raquel será de comparação entre a tucana e o presidente Lula (PT). De acordo com os discursos, Lula trata opositores da mesma forma que os aliados. Eles usaram o exemplo do próprio estado de Pernambuco, que vai receber mais de R$ 91 bilhões nos próximos quatros anos do Governo Federal.

Raquel Queiroz

Waldemar Borges

E um fato curioso ocorreu no evento. Ao citar o ex-deputado José Queiroz, Waldemar Borges iniciou o discurso crítico a governadora e juntou os nomes dela ao grupo do PDT, chamando a tucana de Raquel Queiroz, o que arrancou risos de todos que estavam no evento. Não é a primeira vez que isso acontece e as pessoas misturam os nomes.

Imprensa sem espaço adequado

O detalhe no Agenda 40 ficou para a falta de local adequado para a imprensa trabalhar. Pensaram em tudo, menos nessa questão. Sem falar que uma pessoa da organização ficou o tempo todo tentando atrapalhar o nosso trabalho. Boa tarde dos jornalistas acabaram indo embora mais cedo após tanta chateação.