Zé Queiroz quer Tonynho na vaga de vice

Mário Flávio - 05.08.2020 às 23:35h

A política esquentou em Caruaru essa semana. Após um longo silêncio, dois atores que terão papel fundamental na eleição desse ano se posicionaram e mexeram no xadrez local. Os deputados estaduais Zé Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) tocaram fogo no parquinho ao anunciar que devem voltar a disputar a eleição para o Palácio Jaime Nejaim. Mas sem dúvidas, a entrevista de Zé Queiroz na Rádio Cidade foi não apenas para sacudir a militância do pedetista, mas para propor uma união que nunca aconteceu e mostrar toda empolgação de Zé para voltar a disputar. Ele que já foi prefeito de Caruaru por quatro vezes.

Queiroz estava pra lá de empolgado, garantiu que não apenas será candidato, mas que vai em busca do próprio Tony Gel para fazer uma composição inédita com o ex-prefeito. Zé disse que vai procurar Tony nos próximos dias e propor a unidade para o primeiro turno e com isso ter o filho de Tony, Tonynho Rodrigues na vaga de vice.

Após a entrevista, fiz questão de ouvir aliados dos dois lados e ambos gostaram da ideia. Os mais fiéis ainda preferem cada um no seu palanque, mas de certeza vai existir uma possível aliança num eventual segundo turno, caso um deles avance na disputa. Zé foi questionado se essa aliança poderia ter um efeito negativo entre os eleitores de ambos, mas disse que uma pequena parcela rejeitaria a unidade. Segundo ele, pesquisas mostram que após o desenrolar da campanha, os eleitores entenderiam.

Desde o ano de 1988, quando Tony Gel disputou o primeiro mandato para prefeito, que até hoje, Zé e Tony seguem em palanques opostos. O apoio de Zé foi essencial para Raquel Lyra vencer Tony no segundo turno em 2016 e isso ainda segue engasgado pelo grupo de Tony, mas de olho numa aliança mantida para 2022 e até 2024, tudo pode acontecer. Mesmo que não aconteça o entendimento, ambos devem fazer um aceno para buscar a paz no primeiro turno e unidade contra Raquel num eventual segundo turno. A conferir.

Mais aliança…

Além de Tony Gel, o deputado Zé Queiroz vai em busca de mais aliados. Zé conversou com o vereador Daniel Finizola e quer o PT no palanque dele. Ele e Wolney vão até o ex-presidente Lula para buscar ter o PT no palanque. Zé abriu espaço para o partido nos últimos oito anos que esteve na gestão. O PT ocupou as pastas de Participação Social e da Mulher.

…O PSB

Outro partido que está na mira de Zé é o PSB. Ele vai conversar com o presidente e vereador Marcelo Gomes, além do governador Paulo Câmara, para ter o PSB no palanque. A meta de Zé é formar uma frente com PDT, PSB, PCdoB, PT e MDB. Não será uma tarefa fácil, mas ele vai arregaçar as mangas e cair em campo.

Raquel…

No grupo da prefeita Raquel Lyra, as posições de Tony e Zé são uma espécie de desespero. Aliados dela afirmam ao blog que ambos perceberam que se não fossem candidatos poderiam perder espaço para o Delegado Lessa, que ocuparia o lugar de ambos. Em recente entrevista, o secretário de governo Rubens Júnior disse que seja quem forem os adversários, Raquel leva no primeiro turno.

Lessa

Já entre os aliados de Lessa, a entrevista foi tida como dentro da normalidade. Certa vez o deputado estadual disse que se houvesse uma união entre os grupos, ambos iriam ter que se explicar aos eleitores. No entanto, de uns tempos pra cá, o foco de Lessa é apontar falhas da gestão Raquel Lyra. A expectativa é que ele converse também com o PSB de Marcelo Gomes.

PSL

O Delegado pode ganhar um partido de peso para o palanque. Parte do PSL, por questões ideológicas, quer o partido no palanque de Lessa e tentam convencer o presidente Manoel Santos, que esse seria o melhor caminho. Outra parte dos filiados e pré-candidatos da legenda, quer a sigla com Raquel Lyra. A definição deve sair nos próximos dias.

PT

Mesmo com o assédio de Zé ao PT, os filiados a legenda garantem que não abrem mão da candidatura própria da legenda ao Palácio Jaime Nejaim. Zé e Wolney vão tentar mostrar aos petistas que existem alianças entre PT e PDT em várias cidades do Brasil, entre elas: São Paulo e Rio de Janeiro. Até o momento, o pré-candidato é o professor Marcelo Rodrigues. A conferir.

Vai cumprir

Em entrevista à Folha de Pernambuco, na tarde de hoje, o senador Humberto Costa (PT) afirmou que vai cumprir a decisão do diretório nacional do partido pela candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife. Uma das principais lideranças do partido no Estado, Humberto defendia a manutenção da aliança com o PSB e a Frente Popular. Ele destacou, no entanto, que o debate político na Capital deve ser nacionalizado e que o centro da discussão não deve ser o “debate contra o PSB”.