12 de julho de 2012 às 12h38min - Por Mário Flávio

O deputado federal Wolney Queiroz (PDT/PE) integra, novamente, o Grupo Parlamentar Brasil/China, na Câmara dos Deputados, que foi reinstalado em 21 de março deste ano. A intenção do Deputado é se aproximar do Governo Chinês para ajudar Caruaru, que tem recebido investimentos de grupos chineses, como os anunciados em junho por empresários da Shaanxi Automobile Group CO., da Shacman, da MetroEuropa e da Weichai (fábrica de motores e controladora da Shacman), que vão instalar uma fábrica de caminhões no Distrito Industrial da município.

A Shacman é fabricante de caminhões há 40 anos e produz mais de 150 mil veículos por ano para a China e outros 50 países. A indústria, localizada na província de Shaanxi, emprega cerca de 30 mil trabalhadores e tem controle ou participação em cerca de 38 subsidiárias, entre fábricas de caminhões, ônibus, eixos e motores. Outra empresa que também deve se instalar em Caruaru é a Active Trading, que vai fabricar nove modelos de motocicleta, sendo cinco de motos de 50 a 250 cc (cilindradas) e quatro de triciclos de até 200 cc, em parceria com o grupo Lifan Motorcicles, o maior do setor na China.

Para o deputado Wolney Queiroz, Caruaru tem crescido em ritmo acelerado, assim como Pernambuco, e como a China é o principal parceiro econômico do Brasil, esta pode ser a primeira de muitas fábricas chinesas a se instalar na Capital do Agreste. “Estamos despertando o interesse de grupos chineses e por isso precisamos estreitar os laços e aproveitar este momento de aproximação para ampliar cada vez mais essa parceria econômica”, frisou o deputado Wolney Queiroz.

O parlamentar, que já ocupou o cargo de tesoureiro no Grupo Parlamentar Brasil/China, em 2000 e em 2007, juntamente com o governador Eduardo Campos, e com o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, que na época ocupavam uma vaga na Câmara Federal, agora voltou a integrar o grupo, com a mesma função.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro