Critérios de seleção da Fundarpe viram alvo de críticas do cantor Benil

Mário Flávio - 03.06.2019 às 22:43h

O cantor e compositor Benil usou as redes sociais para criticar a posição da Fundarpe em reenquadrar o gênero musical que ele canta para o edital do São João do governo de Pernambuco. De acordo com publicação do artista, a Fundarpe não aceita que ele cante Forró, mas foi classificado como cantor de MPB. Na postagem, o cantor lançou várias capas de cds gravados e todos com alusão ao Forró (conforme foto acima).

Diante da decisão da Fundarpe um questionamento: por qual motivos, Elba, Alceu, Som da Terra, Quinteto Violado se encaixam em dois perfis (carnaval e São João) e outros como André Rio, Almir Rouche, Benil, Geraldinho são apenas de um? Segue abaixo o texto do artista e com a palavra a Fundarpe:

“No carnaval ainda me calei diante da situação. Mas desta vez, não calarei. No ITEM 3.1.2 do Edital do São João do Governo do Estado de Pernambuco o tópico é para: MÚSICA DA TRADIÇÃO JUNINA: Artistas e Grupos ligados à tradição junina ou que tenham a tradição junina como fonte de pesquisa no trabalho a ser apresentado.

Me Inscrevi, como em todos os anos, como Tradição Junina, na primeira avaliação da Comissão formada também através de edital fui Reenquadrado para MPB; entrei com recurso que me cabe, aleguei todos os pontos possíveis destes 16 Anos fazendo forró aqui e fora daqui, participando de festivais, fóruns, shows internacionais, além de toda discografia construída e da história que muitos conhecem!!! Meu recurso simplesmente foi INDEFERIDO, ou seja, fico reenquadrado como MPB, limitado a um número menor de shows e rotulado por pessoas que sequer tem cuidado com o que julgam. Nunca fui de expor situações corriqueiras da minha carreira que me deixam tristes, mas uma INJUSTIÇA como esta, tenho que abrir a boca mesmo.”