Viva a Guararapes leva mães e famílias para curtir o Centro do Recife

Lucas Medeiros - 08.05.2023 às 18:24h
(Imagem: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife)

Para celebrar uma das datas mais comemoradas do ano, o tema do Viva a Guararapes deste mês não poderia ter sido outro: Dia das Mães. Na ocasião, famílias movimentaram a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, nesse domingo (07). Gratuito, o evento contou com 13 polos temáticos, com atrações culturais, esportivas, gastronomia e economia criativa. O Viva é uma ativação cultural-esportiva realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história.

Sempre vale a pena vir aqui na Guararapes e ver a nossa cidade sendo usada, povoada, curtida pelos recifenses e pelas crianças. Muita oficina para as mães, para as crianças. Sempre que venho aqui. Tenho a certeza de que o caminho é valorizar o espaço público, valorizar as atividades que incluam todos e todas. Tudo isso faz com que o recifense viva cada vez mais o Recife”, destacou o prefeito João Campos, que visitou o evento.

No Polo Instagramável, uma das principais atrações foi a Oficina de Gentileza, que permitiu a mães e filhos confeccionarem cadernos a partir de retalhos e fitas de tecido. Também foi possível que o público registrasse o momento com a realização de uma caricatura feita por um artista. No Polo Infantil, os pequenos tiveram a oportunidade de se esbaldar no futebol de sabão, recreação, pula-pula, muro de escalada, brinquedos infláveis, cama elástica, oficinas de pintura e balão.

Descobri que tinha isso pelo Instagram, quando umas amigas me mandaram e disseram que seria uma boa opção”, explicou Ana Sobral, 41 anos, que levou a filha Helena, de 8. “Ela adorou. São muitas atividades e a gente vê tudo gratuito. Chegamos cedinho, para dar tempo de aproveitar ao máximo“, comentou.

Outro destaque do polo infantil foi a Liga da CTTU, que realizou atividades de educação para o trânsito, ação que faz parte da programação do Maio Amarelo, uma campanha global para promoção da segurança viária e redução de mortos e feridos no trânsito. Na ocasião, as crianças puderam brincar no circuito Criançada na Rua junto aos heróis da Liga da CTTU. O circuito é um grande tapete de 117 m² e reproduz a sinalização que se encontram nas vias do Recife: áreas de Urbanismo Tático para ampliação de espaços de pedestres, ciclofaixas preenchidas em vermelho e protegidas com tachões, faixas de pedestres, pistas de rolamento para veículos motorizados e, ainda, um jogo de amarelinha no chão, como já se encontra em áreas como a Rua das Oficinas, no Pina, e no Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição.

E ainda teve gente descobrindo o Viva pela primeira vez. “Minhas amigas falavam muito sobre, e aí fui pesquisar sobre o evento nas redes sociais. Nossa, muito legal. Meu primeiro domingo aqui e a minha filha está amando“, contou Maria Virgínia, 22, ao apontar para a pequena Maria Valentina, 4 anos. “Estamos dando uma passeada com calma, porque o sol está quente. Ela estava meio acanhada, mas agora está cheia de energia. Acabou sendo uma opção para outros domingos. Voltarei com certeza“, revelou.

Já no Polo Esportivo, os destaques foram o basquete e vôlei de rua, badminton, futebol de barrinha e patinação. No Polo de Serviços, o público teve acesso a ações de saúde, como vacinação, oficina de turbante, entre outros. No Polo Sesc, foi ofertado o aulão de alongamento com mobilidade, funcional kids, jogos e brincadeiras populares, oficinas de pintura, colagem, oficina de psicologias das cores para mães e pais, apresentação do Coral Flores Vocal, do Grupo Vitalidade e o caminhão da BiblioSesc. No tradicional Polo Sebo houve feirinha de vinil, feirinha do sebo e a atração musical do Coletivo Boikote na Rua, com vários DJs.

OUTROS ATRATIVOS – No Polo Sustentabilidade, houve troca de mudas e composto orgânico por plástico reciclável (como o P2), feira agroecológica e o Greenpeace. O Polo Geek contou com feira Geek e Just Dance. No Polo Pet, a ONG Prefiro Bicho esteve com cães e gatos disponíveis para a adoção responsável, vacinação antirrábica e pré-agendamento de castração realizada pela Secretaria dos Direitos do Animais (SEDA) do Recife, além de pinturinha infantil com temática pet.

No Polo Cultural, a apresentadora foi Dona Ermínia Experience e as atrações foram Aulão de Dança Surama Nascimento, os cantores Iran Carlos, Muniz do Arrasta Pé, Luiza Pérola e Banda Ojú Obá. Ainda teve Polo Gastronômico, com opções para todos os paladares, e o Polo de Economia Criativa, com destaque para a feira Manguetown.

O público que aproveitou o Viva a Guararapes ainda contou com atividades como a Ciclofaixa Móvel. O Olha! Recife, que teve passeio a pé com o tema Recife das Sete Artes, homenageou as obras que embelezam a cidade. Durante toda a programação, a segurança no local foi reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar (PM).