Vitória de Santo Antão sedia Encontro Regional da Fundação Ulysses Guimarães com foco em políticas públicas e fortalecimento do MDB

Mário Flávio - 21.07.2025 às 13:47h

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) promove, nesta terça-feira (22), a partir das 16h, o Encontro Regional de Pernambuco, dentro do projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil. O evento será realizado no shopping da Vitória, em Vitória de Santo Antão, e marca o início de uma série de encontros presenciais no Nordeste que ocorrerão ao longo de 2025.

Vinculada ao MDB, a fundação propõe um espaço de reflexão e construção coletiva em torno de temas considerados estratégicos para o desenvolvimento do país. Lideranças políticas, representantes da sociedade civil e núcleos estaduais do MDB estão entre os participantes confirmados.

Entre os temas em debate estão “Capital humano: educação, primeiro emprego, ciência e tecnologia”, “Políticas sociais: rede de proteção social e inclusão produtiva” e “Segurança Pública e Justiça”. A proposta é reunir diagnósticos e ideias que possam embasar futuras propostas do partido e influenciar no desenho de políticas públicas com foco no bem-estar social.

De acordo com a FUG, o evento em Pernambuco faz parte da maior mobilização de sua história. Mais de 20 encontros regionais estão previstos em diversas partes do Brasil até outubro, quando será realizado o Encontro Nacional, nos dias 21 e 22, em Brasília.

A cidade escolhida para sediar o primeiro encontro nordestino tem protagonismo político dentro do MDB. O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, e sua filha, a deputada federal Iza Arruda, ambos filiados ao partido, são lideranças influentes na legenda e participaram ativamente da recente eleição interna do MDB em Pernambuco. Na disputa pelo comando estadual do partido, os dois apoiaram a reeleição do deputado federal Raul Henry, que saiu vitorioso contra o deputado estadual Jarbas Filho.

O projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil tem como objetivo fortalecer o papel do MDB no cenário político nacional, com base na escuta das bases, no diálogo com especialistas e na articulação entre lideranças locais e nacionais. Ao final do ciclo, os dados e propostas reunidos nos encontros servirão de base para a construção de uma agenda propositiva para o Brasil.

Com o Encontro Regional em Vitória de Santo Antão, a fundação dá início ao ciclo nordestino da mobilização, abrindo espaço para o debate de temas urgentes em uma das regiões mais desafiadas do ponto de vista social e econômico.