Vitória de Fagner dos Animais, Tafarel e Mano do Som

Mário Flávio - 26.07.2025 às 08:53h

O PDT de Caruaru obteve uma importante vitória na Justiça Eleitoral. Decisões proferidas nesta sexta-feira (25) pelo juiz Rommel Silva Patriota, da 106ª Zona Eleitoral, rejeitaram ações que pediam a cassação dos mandatos de três vereadores eleitos pela sigla nas eleições de 2024: Mano do Som, Tafarel e Fagner dos Animais.

As ações foram propostas por candidatos não eleitos — Nelson Diniz, Maurício Caruaru, João do Sindicato, Da Pedra, Izaac da Saúde e Wagner — em dois processos distintos, mas com teor semelhante. Eles alegavam que o PDT teria fraudado a cota de gênero ao registrar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir o percentual mínimo exigido por lei, de 30%.

Na petição, os autores afirmaram que algumas candidatas apresentaram votações inexpressivas, prestação de contas zerada ou padronizada, e ausência de campanha efetiva, o que, segundo eles, configuraria fraude. Com base nisso, pediram a nulidade dos votos recebidos por todos os candidatos do partido, além da cassação dos mandatos dos eleitos. Lembrando que eles podem recorrer na segunda instância.

No entanto, após analisar os autos, o juiz eleitoral rejeitou os pedidos e não reconheceu a existência de fraude. Com a decisão, os mandatos dos três vereadores eleitos pelo PDT estão mantidos.

A decisão reforça a posição do partido, que vinha negando qualquer irregularidade no registro de candidaturas.