24 de janeiro de 2012 às 00h06min - Por Mário Flávio

O governador Eduardo Campos (PSB) entrou definitivamente no grupo dos políticos mais influentes do Brasil. Uma simples visita de duas horas do socialista ao ex-presidente Lula (PT) ganhou destaque nos principais sites de notícias do Brasil. A editoria de política do site do Jornal Estado de São Paulo, deu a vista de Eduardo como notícia principal por um longo do período do dia de hoje. Mesmo com ambos negando o debate político, os jornais do Sudeste do Brasil, trataram o encontro como essencial para definir algumas questões das eleições desse ano.

O Estadão postou que o “encontro ocorre no momento em que o PT enfrenta uma divisão interna em torno da sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte. O comando da sigla escolheu o dia 25 de março para decidir se terá candidato próprio ou se irá se aliar ao PSDB para trabalhar pela reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB)”. A publicação da notícia em importantes blogs do eixo Sul/Sudeste mostra a força do presidente nacional do PSB no cenário nacional.

O encontro serviu ainda para que a especulação voltasse a eleição no Recife. O Diario de Pernambuco de ontem, publicou reportagem em que assessores de Eduardo Campos confirmam que o governador ainda não está decidido sobre o apoio a reeleição do prefeito João da Costa (PT). No encontro entre Lula e Eduardo, em algum momento, os dois conversaram sobre o Recife, nem que seja sobre a aproximação do carnaval. Mas todos sabem, a eleição na Capital vai ter a influência direta de Lula e Eduardo, que devem decidir sobre qual dos Joões será o candidato da Frente Popular na Capital do Frevo.

No próximo mês, os dois irão ter um novo encontro e dessa vez, com certeza, o tema eleição estará em evidência. Lula e Eduardo são dois fenômenos das urnas e hoje, em qualquer ludar do Brasil, ser aliado de ambos, pode garantir uma votação promissora na eleição de outubro. A conferir.

 

SEM AGENDA – Após visitar o ex-presidente Lula e trazer pra si mais uma vez os holofotes da mídia, o governador Eduardo Campos, seguiu para encontro com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Nesta terça, o socialista não terá agenda política e deve voltar para Pernambuco com a bagagem recheada de especulação, principalmente para o próximo encontro com Lula, que deve acontecer no mês que vem.

DIA DOS APOSENTADOS – O Dia dos Aposentados será comemorado nesta terça feira. Em Caruaru, foi montada uma programação especial. O CaruaruPrev e a secretaria da Mulher irão desenvolver atividades físicas, atendimento médico e apresentações culturais. Na programação ainda uma psicóloga e uma advogada do Centro de Referência da Mulher para realizar atendimentos psicológicos e jurídicos, à disposição de todas as mulheres idosas. O evento será realizado a partir de 7h no Espaço Cultural.

CHUVAS – A prefeitura de Caruaru realiza também nesta terça uma reunião para planejar ações preventivas contra as chuvas. Além da coordenação da Defesa Civil do Município vão estar presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Samu, Destra e das Secretarias municipais de Educação, Saúde, Políticas Sociais, Infraestrutura e Planejamento. A meta é evitar problemas que todos os anos se repetem na Capital do Agreste.

PEGOU AR – O vereador Leonardo Chaves não gostou da denúncia sobre um funcionário da prefeitura que estaria liberando água do chafariz do Sítio Saguim, na zona Rural de Caruaru, apenas para seus eleitores. Ele disse que era uma mentira. A denúncia estressou o vereador no dia em que ele completou 66 anos. Chaves segue ainda com um recorde invejável: Lá se vão 36 anos de mandatos consecutivos na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

POLÊMICA – Ainda gera muita polêmica as declarações do presidente da Câmara de Caruaru. Lícius Cavalcanti (PCdoB) disse em entrevista a Rádio Liberdade, que o povo de Caruaru deve estar atento para não eleger vereadores ruins na eleição desse ano. O comunista disse que a Casa recuperou a credibilidade junto a população e como o número de edis vai aumentar de 15 para 23, ele teme que quantidade, não necessariamente seja qualidade.

NAS RUAS – O prefeito Zé Queiroz segue com a blitz nas obras pela cidade. Na manhã dessa segunda-feira, ele foi visto mais uma vez vistoriando as obras na Avenida José Rodrigues de Jesus. O giradouro do local será desativado e o Chefe do Executivo cobra agilidade na obra, para que a mesma seja entregue ainda esse mês.

CRÍTICAS – A oposição segue com as críticas ao prefeito de Caruaru. Os jovens da oposição dizem que o prefeito só está indo acompanhar as obras devido a eleição que se aproxima. A situação discorda e diz que o prefeito sempre agiu desse modo. Para os aliados de Queiroz, o problema da oposição é dor de cotovelo.

COMENTÁRIO DO DIA – O comentário de hoje é do servidor Welington Holanda. “A série O Brado Retumbante, de Euclydes Marinho, está muito bem escrita e sendo oportuna para o momento atual. Embora seja uma obra de ficção, mostra o que realmente se esconde por trás de tanto apego ao poder”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro