29 de junho de 2020 às 18h23min - Por Mário Flávio

Em menos de dois meses, mais de mil empreendedoras de seis regiões do Brasil já foram impactadas pela atuação do ‘Elas Prosperam’ – projeto de capacitação da Rede Mulher Empreendedora, apoiado pela Visa. Donas de pequenos e médios negócios do Amazonas, Goiás, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Teresina participaram gratuitamente de atividades realizadas pelo Instituto RME – como transmissões ao vivo (lives), eventos digitais com a participação de especialistas, além de mentorias coletivas que abordaram temas como planejamento financeiro, vendas, relacionamento com cliente e sobre como promover a digitalização de seus negócios. A ação faz parte do Cidades do Futuro, programa da Visa que busca gerar impactos econômicos positivos diretos em mais de 200 cidades brasileiras.

“Um dos principais desafios em empreender é conseguir realizar a gestão financeira e estar preparada para momentos difíceis como os que vivemos atualmente. Com isso, por meio do ‘Elas Prosperam’, a Visa está comprometida em apoiar o empoderamento dessas mulheres, oferecendo ferramentas para alavancar os seus negócios e gerando um efeito cascata em suas comunidades”, comenta Sabrina Sciama, Diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.

Durante as mentorias online realizadas, foi possível selecionar algumas dúvidas que são comuns a muitas dessas empreendedoras. Essas dicas compartilhadas abaixo podem ser aplicadas para o desenvolvimento de muitos negócios. Por isso, foram selecionadas as principais perguntas e respostas das mentorias para ajudar ainda mais os empreendedores:

·                 Separe as contas pessoais das contas da empresa: por mais que trabalhe por conta própria, seja na sua casa ou em um estabelecimento comercial, é preciso estar consciente quanto à necessidade de separar os assuntos pessoais dos relacionados ao negócio. A divisão de contas ajuda a compreender melhor o orçamento familiar e o fluxo de caixa gerado a partir do seu trabalho.

·                 Esteja interessada no que o seu cliente precisa: entender a necessidade do cliente é fundamental para oferecer serviços e produtos que atendam à sua expectativa. Por isso, é essencial estar aberta para recomendações, mudanças de rotas, reclamações e elogios. Tenha um canal de comunicação aberto para que seu cliente possa te acionar sempre que precisar.

·                 Conecte-se: as mídias sociais são poderosos canais de comunicação. Em meio ao que passamos atualmente, as redes sociais são ferramentas ainda mais importantes para a fidelização do cliente, canal direto de contato e, consequentemente, um incentivo a mais para a consolidação da marca. Escolha redes sociais que melhor atendam o perfil da sua empresa e a divulgação de seu negócio. Assim, é possível aumentar a audiência e tornar sua marca ainda mais relevante no setor que atua.

·                 Digitalize o seu negócio: os meios eletrônicos de pagamento estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor brasileiro. Além de ser prático e rápido, esse tipo de pagamento oferece mais segurança e melhor gestão de custos e gastos para a empreendedora, fundamental para atingir as metas estabelecidas em seu negócio.

Além dessas dicas, alguns dos principais encontros virtuais do ‘Elas Prosperam’ continuarão disponíveis gratuitamente nas redes sociais da Rede Mulher Empreendedora no FacebookInstagram e YouTube para que possam ser acessados por quem quer rever ou não conseguiu acompanhar da primeira vez.

Visa ajuda a divulgar PMEs conectando aos seus consumidores

Além da capacitação para empreendedoras de pequenos e médios negócios, a Visa tem apoiado por meio da sua plataforma de ofertas e oportunidades ‘Vai de Visa’, o movimento #compredopequeno, que possibilita conectar quem quer vender com quem precisa comprar.

A nova funcionalidade permite que pequenos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil saibam como vender no mundo online, o que pode ajudá-los a manter um fluxo de caixa saudável, e que consumidores conheçam anunciantes e privilegiam as compras de serviços e produtos que estejam mais próximos de suas residências.

Para participar é bem simples, os estabelecimentos comerciais contratam os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa para lhe apoiarem nessa jornada. Já o consumidor, pode buscar por estabelecimentos comerciais próximos a ele, procurando-os por categoria ou localização, além de poder convidar um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online. Para mais informações acesse: www.vaidevisa.com.br.


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Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro