26 de abril de 2015 às 08h14min - Por Mário Flávio

Por meio de pronunciamento na Câmara de vereadores da cidade a vice-prefeita de Toritama, Lucinha Pereira, anunciou os motivos que levaram ela a romper com o atual prefeiton Odon Vieira. Segue a íntegra do discurso. 

O que levou ao meu afastamento 

Pois sei que todos aqui presente e até os que nos ouve neste instante, querem saber o que me levou a acatar o rompimento com o atual prefeito. Quero aproveitar esse momento para esclarecer, alguns fatos que ocasionaram no meu afastamento com o atual prefeito. Eu ouço rádio, acompanho os programas, os blogs, não só da cidade, mas da região. E via constantemente as cobranças do povo para com o governo municipal.

Via que o povo cobrava com razão, pois foieste povo que um dia acreditou que as coisas aconteceriam. E eu jamais fugi das minhas responsabilidades. Pelo contrário eu também cobrava ao chefe do executivo que procurasse atender os pedidos desse povo, que um dia deixaram tudo de lado e nos deram o maior valor que um filho da terra pode ter, que é comandar o seu município e fazer o melhor pelo seu povo. 

Mas pouco a pouco eu via que a minha luta era em vão, pois fora da saúde, nada mais andava como deveria. Eu cobrava e se vocês lembrarem da nossa última coletiva, lembrarão que até o próprio prefeito disse em sua fala, que não aguentava mais as minhas cobranças. Quando falo, que sempre cobrava melhorias, ações e obras, estão aqui alguns vereadores, que não me deixarão mentir, pois foi com eles que estivemos, por diversas vezes, pedindo algo ao prefeito, porém só ficávamos no campo das promessas e agora no fim, o que recebíamos era um senhor “Não” como resposta. 

Para provar que em nenhum instante eu esqueci das minhas promessas feitas ao meu povo, estou aqui em mãos com uma cópia daquele que seria o nosso plano de governo, plano este elaborado no início de nossa campanha em 2012, e quando vejo fico triste e o que me serve de consolo é que nem tudo foi perdido, pois pelo menos em alguns pontos alguns tiveram o certo desempenho, cito aqui o bom trabalho na área da saúde e da ação social. Mostrando que a saúde e a ação social tiveram o comprometimento de realizar todas as ações prometidas.  

Faço lembrar que eu não critico as pessoas a frente das pastas, mas a falta de atenção do gestor para com elas. Pois temos brilhantes profissionais, mas que pena que o gestor não veja o mesmo e os deixe sem forças para realizar as suas ações. Dando como exemplo, Jean, Áureo, Ângela, Vilmar, Douglas, Edla… enfimVoltando ao que está contido naquele que seria o nosso plano de governo, vejo que em termos de obras, quase nada foi cumprido. Vejamos:

Na Educação foram prometidos a construção de:

* 3 escolas;

*Construção de creches;

*Construção de quadras esportivas, quando digo isso, me refiro a construção em em nosso mandato, E NÃO só a continuação de obras inacabadas de governos anteriores!!!


Na área de cultura, lazer e urbanismo:

*Construção de teatro;

*Campo de Futebol; 

*Implantar um sistema de iluminação ligando o centro da cidade ao bairro Deus é Fiel e até a saída pela PE-90para a cidade de Vertentes.

* E até o prédio da prefeitura.

 

Além de outros que se eu for enumerar, iria tomar muito tempo, e tempo é ouro. E por falar em tempo creio que todos estão se perguntando, de o porquê só agora ela veio trazer isso à tona? Eu já sentia que o prefeito já não me queria ao seu lado, pois, para algumas pessoas ele sempre deixou transparecer de que não gostava das minhas cobranças e atitudes, comecei a ver as dificuldades e obstáculos de colocar em prática o nosso plano de governo que foi prometido na campanha

Onde criou-se uma ideia de dentro do grupo do prefeito que não seria bom para ele dar as condições que eram precisas para eu conseguir colocar a saúde a diante, alegavam que tal atitude só fazia com que eu crescesse politicamente, agora quero lembrar que o acordo feito com o prefeito foi ele fazer um bom governo, prometido durante toda campanha, assim sendo feito com certeza eu estaria com ele até o fim,pois para mim o importante era que isso fosse feito! Mas se passaram 2 anos e 4 meses e não vi nenhum comprometimento do prefeito com o que foi dito em campanha e até no plano de governo

Aproveito para esclarecer os reais motivos que me levaram a demorar concluir asobras que iniciei na pasta da saúde. Querem saber que motivos foram esses? Além dos nãos, houveram também os constantes cortes nos recursos e os pedidos de reduçãode funcionários da folha de pagamento. Ele nunca me apresentava as folhas das outras secretarias, só pedia que eu cortasse os da minha secretaria. 

Mesmo assim tenho a honra de deixar claro que quando estive a frente da saúde, consegui realizar tudo que já mencionei mesmo com poucos recursos por ele repassados, pois até mesmo no plano de governo estava previsto um repasse de 25% para a saúde, e atualmente recebi um relatório passado por ele onde, no ano de 2014 foi repassado 23% e que agora em 2015 está previsto um repasse de apenas 18%. Se por acaso ele continuar com os 23% quer dizer que a perseguição é mesmo comigo!!!

Outro ponto que me deixou surpresa foi a atitude dele, no que se refere a votação realizada nesta casa pelos nobres vereadores, quanto votação do pedido de abertura processo de investigação, por improbidade administrativa. Quando recebi uma informação que no momento da votação da câmara em que saiu o resultado final, ele num momento de fúria disse que eu não tinha tido postura de aliada, nem eu e nem os vereadores, que faltou atitude minha. Atitude é uma coisa que eu tenho, já dele eu tenho dúvidaquando nas eleições para deputado federal a secretária da Mulher, filha do prefeito, apoiou um outro deputado. Assim como o senhor me cobrou atitude com os meus vereadores, porque o senhor não teve a atitude de pedir que ela votasse no nosso deputado? Que nos deu total apoio em nossa campanha?

Além disso, os vereadores do meu partido, são livres para tomar as decisões que quiserem, eles são donos do mandato deles, e não devem satisfação a mim, e sim ao povo!! Que foram os que os elegeram. É diante desses fatos que me sinto obrigada a me desligar desse governo!! Porque é impossível trabalhar com um governo que hoje a gente pede e o prefeitonão faz!! Estava pronta para entregar a pasta da saúde assim que concluísse a construção das UBSs , a finalização da reforma do hospital e a entrega de mais 4 carros, mas diante de tanto desmando com o governo e a falta de respeito com a população eu não aguentei mais esperar. Pois é impossível ficar em um cargo sem condições de trabalho.

Essa foi uma decisão pensada, eu tinha um objetivo, que era mudar a realidade da saúde de nossa cidade, e fui até onde pude, mesmo em meio a tantos obstáculos. Eu provo e está para todo mundo ver o que pude conseguir junto com toda minha equipe de trabalho. Espero que a nova equipe que vai assumir dê continuidade nesse trabalho e quero dizer que estamos à disposição para ajudar. 

Administrar um órgão público não é para todos, para isso é preciso preparação, união e objetivo para realizar obras para o povo!!! Povo este que vão as urnas votar naqueles que acreditam que podem fazer o melhor para a cidade! Senhor prefeito, a prefeitura não é sua, ela é do POVO! Que nos deram a confiança e nos colocaram lá, para fazermos e darmos o melhor de nós. Todo o meu trabalho foi em busca de fazermos um bom mandato, mostrar para a população que poderíamos fazer tudo aquilo que havíamos prometido. Fiquei surpresa quando soube da sua reação com o resultado da votação que houve na câmara, quando o senhor gritou que tinha rompido comigo e que iria tirar todos os profissionais que eu indiquei. Mas lembre-se que esses profissionais também votaram no senhor! Dedicaram seus trabalhos para reconstruir a saúde da cidade que estava um caos e que hoje dá exemplo de funcionamento até para as cidades vizinhas! Cuidado com atitudes não pensadas, pois quem tem o poder nas mãos é o POVO! 

Por fim, digo que jamais me calei ou me calarei diante das dificuldades, estou ciente da minha decisão, sei das consequências, saberei com quem poderei contar, mas como tudo na minha vida foi na base da superação. É nessa palavra “superação” que eu seguirei o meu caminho. Saibam que em nada eu mudei, eu tenho esse compromisso de melhorar nossa cidade que é levar meus sonhos se tornarem realidade para esse povo!!!! Meu muito obrigado!


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro