10 de março de 2014 às 01h10min - Por Mário Flávio

20140310-011006.jpg

Os dez vereadores afastados devido as investigações da Operação Ponto Final estão ansiosos pela confirmação de uma decisão para a volta deles as funções legislativas. Segundo reportagem publicada no Jornal do Commercio do último sábado, houve o julgamento da apelação e foi favorável aos parlamentares, com isso, basta a Câmara de Caruaru ser notificada para que os mesmos possam voltar a ocupar um assento na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Os advogados dos vereadores ainda não tiveram acesso a essa possível decisão e aguardam o início dos trabalhos no TJPE para confirmar a decisão.

O que muda com a volta dos dez? Muita coisa… Por exemplo, a base do governo deve sofrer bacias e cair para um número de 13 parlamentares. Os quatro governistas indiciados atribuem o contexto de perseguição política e garantem que o Executivo ajudou a complicar a situação deles. Com isso, projetos que tenham a possibilidade de contar com maioria de dois terços (16 votos), podem ter dificuldades para serem aprovados. A restruturação também da oposição também deve ser notada. Os mais radicais irão manter a postura de críticos ferrenhos ao governo? Essa situação será uma incógnita. Alguns afirmam que irão ter uma mudança radical e mal usar a tribuna.

Existe a tese por parte de alguns aliados para que dez deem um tempo no assunto Ponto Final e se dediquem a tentar passar a imagem de um recomeço. Mas essa questão é polêmica e alguns vereadores não concordam e querem voltar com a tática de que a melhor defesa é o ataque e expor assuntos que, na opinião deles, têm que ser foco de discursos na Tribuna, para que haja a repercussão.

Por fim, como vai reagir o povo? Essa talvez seja a pergunta mais difícil de ser respondida. A cidade encontra-se dividida quanto ao assunto, mas alguns grupos seguem pichando a cidade com ofensas aos indiciados. Também foram até a sede da Câmara com faixas a cartazes para protestar durante as sessões ordinárias. Esse grupo promete fazer muito barulho na volta dos edis as funções e com isso, a expectava é que as reuniões podem ser tumultuadas, já que aliados e assessores dos investigados podem também comparecer ao local.

O fato é que a volta dos vereadores vai causar um grande reboliço e abrir novamente a discussão sobre a ética na política.

PERDENDO TEMPO – Enquanto a Frente Popular segue com encontros pelos quatro cantos do Estado para apresentar a chapa e principalmente Paulo Câmara aos eleitores, a oposição perde tempo em promover atos de impacto junto ao eleitorado. Tudo pelo fato de o PT só anunciar o apoio ou não a candidatura de Armando Monteiro apenas no dia 23 desse mês. A situação já incomoda aliados, que querem botar o bloco na rua.

UNIÃO POR PERNAMBUCO – O PPS anunciou oficialmente o apoio a candidatura de Paulo Câmara ao governo do estado pelo
PSB. Com isso, o governador Eduardo Campos consegue uma nova roupagem da antiga União por Pernambuco, aliança que deu sustentação ao governo Jarbas Vasconcelos. Estarão no mesmo palanque PPS, PSDB, PMDB e DEM.

FRENTE POPULAR – Os pré-candidatos da chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco participam de uma plenária nesta segunda-feira (10) a partir das 17h, em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB), nomes propostos para governador e vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), postulante ao Senado Federal, confirmaram presença no evento, que deverá contar com lideranças de toda a região.

CURSINHO – O primeiro encontro dos estudantes de Caruaru que buscam ingressar nas universidades públicas e privadas, com a ajuda do Cursinho Popular Professor Edílson de
Góis, aconteceu na tarde do último sábado (08) na Escola Municipal José Florêncio Neto (Professor Machadinho). Mais de mil feras participaram da aula. O conteúdo trabalhado foi voltado para preparação dos estudantes para o Enem e também para os vestibulares 2014.

WELSON – O ex-secretário de Educação de Caruaru, Welson Costa, será o entrevistado dessa segunda-feira (10) no programa Conteúdo. Ele vai fazer uma análise dos 14 meses em que esteve a frente da Pasta e comentar sobre o atual cenário da rede municipal de ensino. O programa começa a partir de 13h nas rádios Liberdade AM 910 e Caruaru FM 104,9.

EDUCAÇÃO – Os professores da rede municipal de ensino voltaram a fazer um novo ato para mostrar os problemas na educação em Caruaru. Eles aproveitaram a comemoração do Dia Internacional da Mulher e várias professoras usaram a palavra e distribuíram panfletos no Marco Zero, contrapondo uma ação da prefeitura que era realizada num espaço bem próximo. A foto abaixo é de Diogo Farias.

20140310-010859.jpg


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro