Os Vereadores de Vitória de Santo Antão aumentaram os próprios salários em 56%, subindo para 15.600,00 reais. A votação durou incríveis 10 segundos e ocorreu de maneira no mínimo “atabalhoada”.
O Projeto de Decreto Legislativo nº 076/2023 foi proposto pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Felipe Cézar, Irmão Celso Bezerra, André de Bau, Lourinaldo Júnior e Josias Militina.
A medida não estava prevista na ordem do dia e não passou pela Comissão de Justiça e Redação, uma vez que foi dispensada pelo voto de 16 vereadores, de modo que não houve oportunidade de debater a matéria.
Até o presente momento, apenas 2 dos 19 vereadores se manifestaram contrários ao aumento: Carlos Henrique Queiroz e André Carvalho.
Procurado por nossa equipe, o vereador Carlos Henrique expos seu entendimento sobre o assunto: “Me manifestei contrário ao aumento, porque nós temos uma cidade com uma desigualdade social gritante, onde boa parte dos munícipes, que trabalham todos os dias, só recebem muitas vezes 1 salário mínimo. Além disso, porque não seguiu o rito de tramitação contido no Regimento Interno da Casa, em uma votação que durou míseros 10 segundos.” – Afirmou o parlamentar.
A partir de agora, o Presidente da Câmara analisará a ocorrência de vicio no procedimento. Caso confirmada a irregularidade, o projeto será anulado e submetido à apreciação novamente, na próxima quinta-feira (28/09), às 14h.
A população da cidade e muitos outros vereadores não estavam cientes desta votação. Uma grande parte dos vitorienses vem demostrando nas redes sociais insatisfação com o aumento, principalmente pela forma como se deu a votação.