1 de março de 2012 às 09h31min - Por Mário Flávio

A V GERES – Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, no Agreste Meridional, realiza na próxima terça-feira, às 9h da manhã, no auditório da FUNASA, mais uma reunião do Programa Minha Certidão, com representantes dos 21 municípios da regional, diretores de todas as Maternidades Públicas e dos proprietários dos cartórios, no sentido de encaminhar a implantação do programa do Governo do Estado que visa fornecer a Certidão de Nascimento a toda criança que nascer nas instituições de saúde beneficiadas com o programa.

O gestor da V GERES – Dr. Elenílson Liberato explica que o Minha Certidão mostra o compromisso do governo de Pernambuco com o cidadão, desde o seu nascimento. “Para que isso aconteça, o governo, as maternidades e os cartórios estarão trabalhando conjuntamente. Cada instituição de saúde, neste caso, receberá um kit de informática, terá um local próprio para fazer esses registros que serão encaminhados para os cartórios, tudo on-line, que oficializarão as certidões, e também on-line, as maternidades receberão o documento para que as crianças nascidas já saiam das maternidades registradas, levando sua certidão. Facilitando a vida dos pais no momento, e das crianças no futuro”, afirma o gestor.

Os funcionários que estarão responsáveis por estas informações serão capacitados, e todos os equipamentos devem ser instalados ainda este ano, em todas as maternidades, para que o Programa Minha Certidão inicie em breve em todo o Agreste. No kit que as maternidades receberão constam computadores, impressoras e mobiliário. “Por isto é importante a participação de todos nas reuniões, principalmente nesta da terça-feira”, argumenta Liberato.

Este encontro está sendo preparado pelas coordenações regionais da V GERES, dos Programas Mãe Coruja e Atenção Primária.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro