De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), compras com cartões de crédito, débito e pré-pago podem ter superado R$ 28 bilhões na Black Friday deste ano no Brasil.
Os dados foram colhidos no período de 25 e 26 de novembro, apresentando o crescimento de aproximadamente 22% em comparação com 2020. O uso dos cartões na internet, aplicativos e outros tipos de compras não presenciais teve registrou alta de cerca de 30% no período. O motivo seria a pandemia que estimulou às vendas online, promovendo novas tendências de consumo. Pagamentos não presenciais representam hoje cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito.
A pesquisa aponta que os itens mais buscados na Black Friday deste ano estão alimentos, que representou aproximadamente 20% dos gastos, além de produtos de higiene e beleza. As compras de produtos eletroeletrônicos acabaram em segundo plano.