1 de agosto de 2012 às 08h15min - Por Mário Flávio

Inaugurada em agosto de 2011, a UPA do Vassoural completa um ano nesta quarta-feira (1). De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, durante esse período cerca de 70 mil atendimentos foram realizados, sendo média de de 171 atendimentos/dia.

A unidade dispõe de serviços emergência 24h nas áreas de clínica médica e pediatria. Desde outubro de 2011 conta profissionais de enfermagem e assistência social que ficam responsáveis pelos procedimentos e pelo acolhimento na “classificação de risco”. Ao todo, desde que foi inaugurada, foram realizadas 19.814 consultas na pediatria, 34.603 no setor de clínica geral e 15.506 na área de emergência odontológica.

A UPA Municipal possui uma sala para emergências com equipamentos de suporte avançado, como disfibriladores e monitores cardíacos. É a chamada “Sala Vermelha”. Se qualquer paciente, em atendimento normal, se sente mal, é conduzido para os procedimentos de estabilização, podendo ser encaminhado aos hospitais especializados, mas em condições mínimas de segurança. Trata-se de outro inédito equipamento na rede municipal de saúde, disponibilizado pela UPA/Policlínica do Vassoural.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro