22 de novembro de 2013 às 13h25min - Por Mário Flávio

O curso de Medicina (Recife), pela quinta vez consecutiva, é o mais concorrido do Vestibular UFPE. A concorrência no processo seletivo de 2014 é de 30,2 candidatos/vaga (no exame passado, foram 35,3 candidatos/vaga). Em segundo lugar, está o curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru), oferecido pela primeira vez. A relação candidatos/vaga é de 24,6. A graduação em Direito mantém, na comparação ao exame passado, a terceira maior concorrência, com 16,9 candidatos/vaga (em 2013, foram 16,8 candidatos/vaga).

A quarta colocação é ocupada por Engenharia Civil (Caruaru), com 16,1 candidatos/vaga – no exame anterior, essa graduação foi a segunda mais concorrida, com 19,3 candidatos/vaga. A graduação em Fisioterapia (Recife) tem a quinta maior concorrência, com 13,8 candidatos/vaga, registrando queda em relação ao exame passado, quando teve a quarta maior concorrência, com 15,1 candidatos/vaga.

Um total de 40.452 feras disputam 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Destas vagas, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas. Vale ressaltar que os estudantes cotistas só vão disputar as vagas do sistema de cotas caso não obtenham nota suficiente para ficar no grupo de livre concorrência.

COTAS – A concorrência das vagas reservadas ao sistema de cotas não inclui 3.777 candidatos que deixaram de declarar, no ato da inscrição, a que grupo cotista pertencem. Esses candidatos deverão informar o grupo durante a fase de apresentação de documentos, válida para todos os cotistas, antes da divulgação do listão. No dia 23 de dezembro, será no divulgado, no site da Covest, o edital de convocação com a data, o local e o horário para apresentação dos documentos comprobatórios.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro