Túlio Gadelha virá em Caruaru para declarar apoio a Raquel Lyra

Mário Flávio - 21.02.2019 às 00:18h

O deputado federal Túlio Gadelha (PDT) vira a Caruaru na semana que vem para declarar apoio a gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB). O apoio será com a liberação de emendas para a cidade e também político. Gadelha vai apoiar a tentativa de reeleição de Raquel. Ele disse que deve isso a Caruaru por mais de três mil votos que ele obteve na cidade.

Além disso, a relação difícil no PDT também pesou para essa decisão. Ele já montou até uma equipe da Juventude Socialista do PDT em Caruaru, que tem à frente a jovem Joana Grego. Nas primeiras entrevistas da jovem ela teceu críticas a maneira de atuação do presidente estadual do partido, Wolney Queiroz, e disse que não concordava com afirmação do deputado estadual Zé Queiroz sobre a prefeita ser “fraquinha”.

Túlio foi convidado pela tucana para ir ao Baile Municipal, mas como ele e a namorada, apresentadora Fátima Bernardes, foram homenageados num evento similar no Recife, não puderam vir ao evento na Arena Caruaru.

O encontro entre Gadelha e Raquel deve ser na sexta-feira (1º) e vai agitar os bastidores da política local. O apoio de Túlio Gadelha vai de encontro ao que pensam os líderes do PDT na cidade, Zé e Wolney Queiroz, ambos fazem oposição ferrenha a Raquel. Como Wolney abriu espaços para Isabella de Roldão para uma possível candidatura à prefeita do Recife em 2020, a relação ficou ainda mais tensionada.

Túlio tem o nome cotado para disputar a eleição pelo partido na Capital e como o PDT faz parte da base do PSB no governo de Paulo Câmara e Geraldo Júlio no Recife, talvez ele não consiga o apoio da legenda para tentar voo solo no Recife.

A treta entre Wolney e Túlio começou quando ele era secretário no primeiro governo de Paulo. Após uma visita ao sertão, deputados reclamaram da “invasão” do reduto e após pressão, o governador demitiu o futuro deputado. A exoneração foi colocada na conta do PDT e dos Queiroz, que não fizeram muita questão de manter Túlio na Pasta.

O climão foi novamente visto na visita de Ciro Gomes a Caruaru, quando ele era candidato à presidência da República. No momento da fala, o então candidato a deputada estadual Zé Queiroz, disse que recebia Túlio, mas que não iria pedir votos para ele, já que Caruaru era a terra de Wolney. Foi em tom de brincadeira, mas deixou o pessoal de Túlio e ele mesmo, sem graça.

As ações contra Túlio não deram muitos resultados e Gadelha acabou sendo eleito e teve uma excelente votação em todo estado de Pernambuco. Em breve, o blog trará mais novidades sobre o assunto.

Reforço fora de casa…

Com políticos caruaruenses de peso na oposição, a prefeita Raquel Lyra segue buscando apoio com políticos de fora da cidade. Ela já tem no Congresso Nacional o aval de Daniel Coelho (PPS) e Fernando Rodolfo (PR). Com Túlio ela vai ter mais um parceiro para trazer recursos para a cidade. Em épocas de pouco dinheiro todo apoio é benéfico e também não deixa de ser uma espécie de troco as duras falas que os ex-aliados Zé e Wolney a tratam, sempre que vão aos programas jornalísticos na Capital do Agreste.

A juventude do PDT em Caruaru

Gadelha já montou uma equipe para tocar a Juventude do PDT em Caruaru. Os jovens conhecem o Partido e garantem que vão tentar mobilizar uma espécie de renovação na cidade. Elogiaram a história do deputado estadual Zé Queiroz, que por quatro vezes foi eleito prefeito de Caruaru, mas criticaram a maneira que o partido vem sendo tocado por Wolney e não concordam com as afirmações que Raquel é uma prefeita “fraquinha”, como diz Zé.

Wolney…

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (20) na Rádio Cultura, o deputado federal Wolney Queiroz disse que não tem nada contra Túlio Gadelha e que existe democracia no partido. Ele não quis polemizar nenhum assunto, mas também foi muito rápido na fala. Disse que a votação de Túlio não prejudicou ele em Caruaru, já que nas contas dele, foi muito baixa. Após esse apoio de Túlio a Raquel, ninguém sabe como ficará essa relação. A conferir.

…Reforma

Os dois políticos estiveram recendente num seminário que o PDT promoveu sobre a Reforma da Previdência. Mal se falaram é apenas se cumprimentaram, pelo menos foi o que mostrou a transmissão no canal do YouTube do PDT. Sobre a Reforma da Previdência enviada por Bolsonaro, Wolney disse que votará contra.

Dinheiro para Adutora do Agreste

As obras da Adutora do Agreste receberam um importante reforço nesta quarta-feira (20/02). O governador Paulo Câmara garantiu o repasse de R$ 82 milhões do Governo Federal para a intervenção, durante audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na Esplanada dos Ministérios. Com a liberação, o Governo de Pernambuco reforçará o trabalho para a ampliação do número de beneficiados pela adutora, que já leva as águas do Eixo Leste do Projeto São Francisco para quase 400 mil pessoas da região.

Pela Educação

Nesta quinta-feira (21.02) Paulo Câmara confere o início da Pactuação de Metas 2019 da Secretaria Estadual de Educação (SEE), que será realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Na oportunidade, Paulo visitará também os polos da Caravana da Educação, um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes, que acontecem no mesmo dia com a participação da comunidade escolar. A iniciativa, que m 2018 movimentou cerca de 16 mil estudantes, irá contemplar todas as regiões de Pernambuco, da Região Metropolitana ao Sertão, e tem a finalidade de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens.

Incentivo à aquicultura

Por iniciativa do deputado Waldemar Borges, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nesta quarta-feira (20) a criação da Comissão Parlamentar Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura – atividade econômica promissora, hoje explorada por grandes e médias empresas, além de pequenos produtores de base familiar. A comissão será formada por cinco titulares e o mesmo número de suplentes e tem o prazo de 90 dias para concluir seu trabalho.

Mais uma recomendação…

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ao secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, e às presidentes das Comissões de Licitação do município que se abstenham de praticar fracionamento de licitações com a finalidade de adotar modalidades mais simples na contratação de serviços. É a segunda recomendação em uma semana que a gestão municipal recebe do MPPE.

…Fracionamento

O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Marcus Tieppo destacou, no texto da recomendação, que o MPPE já acompanha, por meio de dois procedimentos, a ocorrência de fracionamento indevido na contratação de obras de esgoto e pavimentação. Essa prática consiste em dividir obras semelhantes, que poderiam ser licitadas em conjunto, em blocos menores, cujo valor permita a realização da licitação nas modalidades de convite ou tomada de preço, que possuem menos exigências legais no tocante a prazos e, por essa razão, podem reduzir a competitividade entre as empresas habilitadas para disputar as licitações.