TSE aprova processo de fusão do DEM com PSL e criação do União Brasil

Mário Flávio - 08.02.2022 às 20:13h
Fachada do TSE. Brasília-DF, 01/12/2015 Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Do Valor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira, o processo de registro do União Brasil, fusão do DEM com o PSL. Por unanimidade, os ministros seguiram o posicionamento do relator, Edson Fachin, que defendeu que os partidos cumpriram “integralmente” os requisitos exigidos para a fusão.

Juntos, DEM e do PSL somam 81 deputados na Câmara. O novo partido também pode ter a fatia mais generosa de recursos públicos para financiamento de campanha, de cerca de R$ 160 milhões.

Com a obtenção do registro na Justiça Eleitoral, o União Brasil vai poder participar das eleições de outubro e lançar candidatos. O processo de fusão foi autorizado pelas duas siglas em 6 de outubro do ano passado. A nova legenda vai adotar o número 44 nas urnas.

Nas últimas semanas, a criação do novo partido movimentou os bastidores da política em Brasília. Uma das possibilidades que surgiu foi a possibilidade de o pré-candidato à Presidência Sergio Moro deixar o Podemos e se filiar à nova legenda.

A ideia conta com o apoio do atual presidente do PSL, Luciano Bivar, mas não anima tanto os caciques do DEM, especialmente aos mais alinhados ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que comanda a legenda.