28 de fevereiro de 2013 às 00h12min - Por Mário Flávio

20130228-001329.jpg

Os 120 anos de emancipação política de Caruaru foram lembrados na reunião plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado, pelo deputado Tony Gel (DEM). O parlamentar enfatizou que muitas pessoas confundem o 18 de Maio com a data de emancipação política de Caruaru, que na verdade é datada de 1º de março.

Tony Gel explicou que a antiga Vila de Caruaru tornou-se a primeira cidade do Agreste pernambucano por força da Lei Provincial nº 416, em 18 de maio de 1857. Somente 35 anos após a vigência da lei, no dia 1º de março de 1893, o Conselho Municipal de Caruaru, em sessão extraordinária, recebeu o prefeito eleito João Salvador dos Santos e a emancipação política entrava em vigor.

Além de dados sobre o município, Tony Gel citou em seu pronunciamento o Hino de Caruaru, de autoria do professor José Florêncio Neto e a composição Feira de Caruaru, de Onildo Almeida. “A cidade cresceu e atualmente é considerada uma das mais importantes do estado de Pernambuco, do ponto de vista político, econômico e cultural. É um polo universitário, tem um comércio pujante e faz o maior e melhor São João do mundo”.

O deputado mencionou ainda que, durante o governo Anastácio Rodrigues (1969 a 1973), Caruaru ganhou o seu hino e a sua bandeira. “É, talvez, no Brasil, a cidade mais homenageada do ponto de vista musical. É esta Princesinha do Agreste que quero homenagear. Que Deus continue abençoando a nossa capital do Agreste e seu povo, para que seja sempre uma cidade progressiva”, afirmou o parlamentar.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro