28 de abril de 2014 às 18h39min - Por Mário Flávio

20140428-184024.jpg

A possibilidade de reajuste médio acumulado de até 83,4% nas tarifas de energia elétrica, nos próximos quatro anos, repercutiu na Assembleia. Nesta segunda (28), o deputado Tony Gel (PMDB), comentou matéria do jornal Diario de Pernambuco, publicada no último dia 26, que mostra estudo da Consultoria Safira Energia. O levantamento aponta que o aumento das tarifas do setor pode onerar em excesso o orçamento dos consumidores.

Segundo Tony Gel, a consultoria aponta para muitos erros sucessivos do Governo Federal no que se refere à política energética como a falta de diálogo com o setor, e também mostra que os aumentos na conta de luz serão maiores entre 2015 e 2017.

De acordo com o parlamentar, o aumento deve ocorrer em virtude dos gastos extras com acionamento prolongado e generalizado das termelétricas. Ele afirmou, também, que, por conta do empréstimo de 11,2 bilhões de reais que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizou, este mês, para socorrer as distribuidoras, os custos serão repassados aos clientes, a partir de 2015.

Tony Gel acrescentou que, há pouco mais de um ano, a presidente Dilma Rousseff prometeu redução de 20% nas contas de energia, o que não ocorreu. O parlamentar acredita que haverá racionamento de energia no segundo semestre.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro