TJPE e Fafire inauguram sua 38ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação no centro do Recife

Jorge Brandão - 15.12.2022 às 11:55h
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar a conciliação, promovendo concomitantemente a pacificação social, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou a 38ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação – CPCM na Faculdade Frassineti do Recife – Fafire, localizada na Avenida Conde da Boa Vista, centro da capital pernambucana. Na ocasião foi descerrada virtualmente a placa de instalação da nova unidade de Justiça em solenidade, transmitida através da plataforma Cisco Webex, prestigiada pelo 2º vice-presidente do Tribunal, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, representando o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e pelo coordenador geral do Núcleo de Conciliação – Nupemec/TJPE, desembargador Erik Simões.

O desembargador Frederico Neves destacou a importância de se investir na resolução consensual dos conflitos para que o cidadão tenha uma resposta ágil e eficiente da Justiça. “A instalação da Câmara de Conciliação pré-processual da Fafire é uma iniciativa a serviço do bem por pelo menos três ordens de razões. A primeira, por propiciar a resolução de litígios de forma amigável, rápida e eficiente. A segunda, por contribuir para desafogar o aparelhamento jurisdicional. E, finalmente, a terceira, por demonstrar que a conjugação de esforços e de energias entre órgãos públicos e estabelecimentos privados é providência digna de elogios porque voltada para melhorar a vida das pessoas.”

Para o coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, “com a inauguração da Câmara Privada de Conciliação da Fafire, a população do Centro do Recife conta com mais uma opção para resolver seus problemas de forma amigável. Vale lembrar que a Fafire já tem uma Casa de Justiça e Cidadania – CJC/TJPE, o que amplia a área de atuação do Tribunal e da Faculdade em benefício da sociedade”. O magistrado também destacou o aspecto científico da instalação da nova Câmara Privada. “Os alunos do curso de Direito também serão beneficiados, pois irão colocar em prática a resolução das questões postas pelos meios autocompositivos”.

Além dos dois desembargadores, participaram da solenidade virtual o coordenador-adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz José Alberto de Barros Freitas Filho; o coordenador setorial das CPCMs, juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres; a coordenadora do curso de Direito, professora Adriana Soares de Moura Carneiro; e o coordenador da 38ª Câmara Privada da Fafire, professor Armando Moury Fernandes. Além dos magistrados a diretora da Faculdade Maria das Graças Soares da Costa também se pronunciou, enaltecendo a iniciativa de mais uma instalação do TJPE na Fafire em prol dos acadêmicos de Direito e do cidadão residente em Pernambuco.