TJPE aceita denúncia, e Marcos Xukuru e mais 12 viram réus por suposto esquema de corrupção em Pesqueira

Mário Flávio - 28.04.2025 às 13:32h

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aceitou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra o prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, e outras 12 pessoas, tornando-os réus por suposto envolvimento em um esquema de corrupção.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (28) e inclui acusações de organização criminosa, peculato e fraude em licitação. De acordo com o MPPE, o grupo teria desviado recursos públicos por meio de contratos fraudulentos e superfaturados, beneficiando empresas ligadas aos investigados. As investigações apontam que o esquema envolvia a manipulação de processos licitatórios e o direcionamento de contratos para favorecer aliados políticos e familiares.

Marcos Xukuru, que é cacique da etnia Xukuru e foi eleito prefeito em 2020, já enfrentou desafios judiciais relacionados à sua candidatura, tendo a mesma cassada. Disputou em 2024 e foi eleito.

A defesa do prefeito ainda não se pronunciou sobre a nova denúncia. O TJPE informou que o processo seguirá para a fase de instrução, onde serão ouvidas testemunhas e analisadas as provas apresentadas pelo MPPE.