11 de maio de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

DSC_0736

Terminou na sexta-feira (10), nas dependências do Hotel Tavares Correia,  em Garanhuns, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, além do 60º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. Segundo informações da presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Ana Claudia Callou, o Congresso teve por objetivo discutir questões importantes.

“Estamos nesta ocasião discutindo os desafios que temos na consolidação do SUS em Pernambuco, mas principalmente queremos sair daqui fortalecidos com aquilo que já alcançamos. Este encontro tinha que ser aqui em Garanhuns já que contamos com o apoio do prefeito Izaías Régis, e do secretário Harley e toda a equipe da V Regional de Saúde, bem como de todos os municípios que compõem essa Região”, argumentou.

Na ocasião, a presidente do COSEMS também destacou a situação difícil em que o SUS se encontra. “O SUS no Brasil vive um momento delicado. Um momento onde convivemos do ponto de vista da saúde e da doença. Também vivemos um momento complexo na consolidação do financiamento do SUS de forma tripartite, nas três esferas da gestão. Mas é preciso que Pernambuco saia daqui para a Conferência Nacional, elencando todos os nossos desafios e virtudes”, justificou Ana Claudia Callou.

Já para a Gestora da V GERES, Ricarda Samara, foi importante para Garanhuns como cidade polo, receber um evento deste tipo. “Enquanto cidade polo nós ficamos capitaneando as discussões e informações que vão nortear os nossos secretários nas nossas próximas ações e decisões sobre diversos assuntos como financiamento, o COAP e uma série de temas que interessam as nossas equipes que acabaram de ser formadas. Logo porque, as nossas prefeituras iniciaram os trabalhos em janeiro, e nossas equipes estão em fase de tomar conhecimento de todos os pormenores da saúde”, finalizou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro