21 de setembro de 2013 às 08h55min - Por Mário Flávio

A participação das mulheres na política foi destacada pela deputada Teresa Leitão, do PT. A parlamentar repercutiu a Campanha Nacional Mulher Tome Partido, lançada no último dia 11, pela bancada feminina da Câmara dos Deputados, com o objetivo de ampliar o número de filiações partidárias. E comentou que as mulheres já conseguiram avançar em muitas áreas, como no trabalho, mas, no campo político, a presença ainda é pequena.

De acordo com Teresa, é na política que se resolvem as questões da sociedade, sendo importante a ocupação do espaço pelas mulheres. Ela avaliou a presença feminina em condições igualitárias com os homens como algo estratégico para a democracia. A petista informou, ainda, que as bancadas femininas da Assembleia e da Câmara do Recife estão ajustando agendas para lançar a campanha no Estado.

Segundo o último censo do IBGE, a população brasileira tem mais de 97 milhões de mulheres, mas, nas eleições de 2010, apenas 45 foram eleitas deputadas federais e 54, senadoras. Teresa Leitão lamentou o fato de que, na Assembleia, das 49 cadeiras, apenas cinco são ocupadas por mulheres. E, na Câmara dos Deputados, só uma faz parte da bancada pernambucana, formada por 25 parlamentares.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro