TEA é assunto de audiência pública na Câmara de Vereadores de Caruaru

Lucas Medeiros - 11.04.2023 às 20:25h
(Imagem: Divulgação)

O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) participou, nesta terça-feira (11), de uma audiência pública para debater as melhorias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro foi presidido pelo o presidente da casa Bruno Lambreta (PSDB) e contou com a participação da presidenta da Associação Caruaruense pelos Direitos das pessoas com TEA, Márcia Silva, o advogado e presidente da Subcomissão de defesa dos direitos dos autistas da OAB PE, Robson Menezes, o Juiz titular da Vara da infância e juventude de Caruaru, José Fernando, o coordenador do setor da pessoa com deficiência da Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, Marco Gervásio, e a Coordenadora de educação inclusiva, Maísa Alves.

No encontro, Quintino destacou a importância de um debate sobre o tema. “Há cerca de 1 ano, realizamos a audiência pública cujo tema foi idêntico, grandes frutos foram tomados em decorrência deste ato Público em relação as demandas dos portadores de TEA, e neste ano pretendemos os mesmos feitos com a participação intensificada da sociedade civil. Tais como: A remuneração e formação continuada do Profissional de Apoio Escolar, a Ampliação da equipe Psicossocial da SEDUC: Assistente Social, Psicólogo Psicopedagogo, a extensão das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM, principalmente nos CMEI e a implantação do PDI – Plano de Desenvolvimento Individualizado e entre vários outros”, disse.

Esta luta se faz necessária, pois precisamos unir esforços e estar presentes nestes espaços de debate, para podermos levar adiante todas as demandas relacionadas à saúde e inclusão. Confiamos na sensibilidade do Prefeito Rodrigo Pinheiro, na sua postura de diálogo e esperamos que tudo ocorra de forma que os autistas sejam valorizados e incluídos respeitando assim a condição fundamental para a melhoria do princípio da integração e alteridade na sociedade”, concluiu o parlamentar.