A prefeitura de Altinho se pronunciou ao blog sobre a reportagem publicada no fim de semana, pelo Diário de Pernambuco, a respeito de investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que encontrou indícios de irregularidades nos recursos destinados à previdência do município, assim como em várias cidades do interior do Estado. As irregularidades foram evidenciadas entre os anos de 2008 a 2012 no Instituto Previdenciário dos Servidores Públicos de Altinho (Ipsal). Entre as falhas, a assessoria da prefeitura informou que a antiga gestão da cidade deixou de repassar para a previdência municipal quase R$ 1 milhão, referentes a repasses, parcelamentos e duas folhas de salários atrasados.
No contexto
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Para que os servidores e o município não fossem penalizados, o atual prefeito, Ailson Oliveira (PSD), parcelou os salários atrasados. No início do ano, o prefeito se reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores da cidade e explicou toda a situação em que o município se encontrava e ficou acordado, nesta reunião, que os salários atrasados do mês de dezembro de 2012 seriam pagos em fevereiro e o pagamento do 13° também de 2012 seria pago no mês de junho, o que já aconteceu honrando assim o compromisso. “Estamos cumprindo com tudo que ficou acordado e lamentamos muito o que a administração anterior fez com os aposentados desta cidade. O que depender da atual gestão nem os aposentados e nem os servidores serão penalizados”, explicou o presidente do Ipsal, Claudionor Sobral.
Contudo, em relação à retirada dos recursos da previdência no período de 2008 a 2012 a prefeitura afirma que não sabe com que finalidade foram feitas essas retiradas e que está apurando os fatos. O prefeito na gestão passada era Sávio Omena, que em abril de 2013 foi investigado pela Polícia Federal pela suposta contratação de empresa fantasma para a prestação de serviço de transporte escolar do município, nos anos de 2009 e 2010.