Taquaritinga do Norte – Exonerados da prefeitura podem continuar trabalhando até dezembro sem salário

Mário Flávio - 06.11.2012 às 19:14h

Lá em Taquaritinga do Norte, o processo de fechamento de contas da prefeitura do final do ano, que conta ainda com o agravo da transição de gestão municipal, ainda que o prefeito Evilásio Araújo (PSB) tenha sido reeleito, representa um momento delicado assim como acontece nas demais cidades de Pernambuco. Mas, o que chamou atenção recentemente é que uma servidora municipal teria entrado em contato com a imprensa local da cidade para informar que alguns servidores do município teriam que trabalhar sem receber salário em novembro e dezembro.

No último sábado, 03 de novembro, essa funcionária,,que não se identificou, teria dito em entrevista ao Blog do Junior Albuquerque, que houve uma na reunião para anunciar o não pagamento dos dois meses, sob a justificativa de ser necessário um corte nas despesas, para pagamentos de dívidas com o INSS. No entanto, nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e o que foi informado é que a prefeitura está realizando exonerações de cargos ociosos, aquelas funções que seriam secundárias na gestão municipal, e que alguns servidores já teriam sido dispensados, apesar de ainda não ter sido divulgado uma relação dos exonerados.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, apenas em 2011 e neste ano é que a atual gestão teria feito esses cortes na prefeitura, o que estaria relacionado à adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê um limite de 51% de utilização das contas públicas permitido para as prefeituras. Uma das justificativas dadas para as exonerações é que a prefeitura abriga a Fundação Municipal de Saúde, que também pesa nas contas do município. Quanto aos funcionários exonerados, a assessoria justificou que a prefeitura aceita normalmente aqueles servidores que prefiram continuar trabalhando nos últimos dois meses do ano, mesmo que seja “de graça”, já que em janeiro eles seriam readmitidos.