Alvo de ataques dentro e fora do governo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, terá reunião, nesta sexta-feira (26), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir sua situação. As informações são do Correio Brazilense.
A titular da pasta sofreu uma série de derrotas no Congresso Nacional, inclusive sendo abandonada pelo próprio governo. Uma articulação puxada pelo Centrão recebeu o aval do Palácio do Planalto para desmontar a estrutura administrativa de órgãos importantes para a política ambiental defendida pelo chefe do Executivo desde a campanha eleitoral.
Na última quarta-feira, por exemplo, uma comissão mista do Parlamento aprovou a medida provisória de reestruturação da Esplanada, que tira atribuições do Ministério do Meio Ambiente. Pelo texto do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), a pasta de Marina perde a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Política Nacional de Recursos Hídricos, que irão para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Além disso, o Cadastro Ambiental Rural (leia Saiba mais) vai para o Ministério da Gestão.
O parecer recebeu o aval de 15 parlamentares. Dos votos contrários, apenas um foi da base do governo.