27 de agosto de 2012 às 11h01min - Por Mário Flávio

Na próxima sexta-feira (31) as rádios Liberdade realizam o primeiro debate das emissoras para a eleição de prefeito em Caruaru. O confronto entre Fábio José (PSOL), Miriam Lacerda (DEM) e Zé Queiroz (PDT) está previsto para ter início a partir de 10h, no Hotel Village, terá duração de duas horas sob o comando do jornalista Ribas Neto. Em reunião com as coordenações das campanhas as regras foram definidas e você acompanha na integra abaixo:

O primeiro debate com os candidatos a prefeito de Caruaru será realizado no dia 31 de agosto de 2012 (sexta-feira). O segundo debate que será com os candidatos a vice-prefeito será realizado no dia 14 de setembro de 2012 (sexta-feira) e o último acontecerá no dia 03 de outubro de 2012 (quarta-feira) com os candidatos a prefeito. O horário dos três debates será das 10h às 12h.

O debate será dividido em 06 blocos, da seguinte maneira:

1º BLOCO

Cada candidato terá 3’ (três minutos) para fazer sua apresentação ao eleitorado local e dizer por que quer ser Prefeito de Caruaru. A ordem da fala dos candidatos será definida através de sorteio.

2º BLOCO

Neste momento, haverá a participação de jornalistas do Jornal Extra de Pernambuco; Jornal Vanguarda; Folha de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio. Por ordem de sorteio, cada profissional fará ao vivo apenas uma pergunta para um determinado candidato que será escolhido através de sorteio no momento do debate. A pergunta do jornalista será genérica e de tema livre sendo previamente analisada pela produção do debate. E no momento do debate, ela será lida. Para a pergunta, será disponível 1’(um minuto) e para a resposta, 2’(dois minutos). Cada candidato responderá a uma pergunta.

3º BLOCO

Os candidatos farão perguntas entre si. Cada um irá perguntar e responder por uma vez. Através de sorteio, um candidato será escolhido para iniciar a sequência de perguntas e respostas. Ele definirá a quem perguntará, e o candidato escolhido pelo primeiro, deverá, automaticamente, perguntar ao terceiro e último candidato, consequentemente, este último, fará a pergunta ao primeiro que iniciou o processo. Os temas das perguntas serão definidos pela produção do debate e serão encaminhados aos candidatos com três dias de antecedência. As perguntas relativas aos temas pré-definidos pela produção serão sorteados no momento do debate. Neste 3º bloco, haverá direito a réplica e tréplica. Pergunta: 1’ (um minuto), Resposta: 2’ (dois minutos), Réplica 1’(um minuto) e Tréplica 1’(um minuto).

4º BLOCO

Três eleitores indecisos (estudantes universitários da Asces, Fafica e Favip escolhidos previamente pela produção do debate) farão perguntas com relação aos seguintes temas: Educação, Meio Ambiente e Políticas públicas para jovens. Todas as perguntas elaboradas antes do debate serão respondidas por todos os candidatos. Cada estudante terá 30” (trinta segundos) para a pergunta e os candidatos terão 2’(dois minutos) para cada resposta. No total, cada candidato responderá três perguntas.

5º BLOCO

Os candidatos farão perguntas entre si pela segunda vez. Cada um irá perguntar e responder por uma vez. Através de sorteio, um candidato será escolhido para iniciar a sequência de perguntas e respostas. Ele definirá a quem perguntará, e o candidato escolhido pelo primeiro, deverá, automaticamente, perguntar ao terceiro e último candidato, consequentemente, este último, fará a pergunta ao primeiro que iniciou o processo. Os temas das perguntas serão livres. Neste 3º bloco, haverá direito a réplica e tréplica. Pergunta: 1’ (um minuto), Resposta: 2’ (dois minutos), Réplica 1’(um minuto) e Tréplica 1’(um minuto).

6º BLOCO – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os candidatos terão 2’(dois minutos) para se despedir do público com suas considerações finais, sem direito a réplica ou tréplica. A ordem de fala dos candidatos será definida em sorteio.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro