Sinal 5G será liberado no Recife nesta segunda (05), diz Anatel

Lucas Medeiros - 02.09.2022 às 20:25h
(Imagem: Reprodução/ Internet)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou, nessa quinta-feira (1º) que a partir da próxima segunda-feira (05), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G – Claro, Tim e Vivo -, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas cidades de Fortaleza/CE, Natal/RN e Recife.

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação de instalação completa pelo edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

Pelo atual cronograma, o 5G precisa ser ativado comercialmente, até 27 de novembro, nas demais 12 capitais que ainda não contam com a tecnologia. Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, é preciso ter um celular habilitado para pelo menos um dos tipos de conexão: “standalone” (SA) ou “non-standalone” (NSA), a mais comum. Os aparelhos mais novos, em geral, já são habilitados.

Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip.