Silvio Costa Filho pode assumir Articulação Política no governo Lula

Mário Flávio - 24.02.2025 às 07:46h

O ministro pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos) está cotado para assumir uma nova posição no governo do presidente Lula (PT). Com a iminente reforma ministerial, Costa Filho pode deixar a pasta de Portos e Aeroportos e assumir a delicada Secretaria de Articulação Política, atualmente sob o comando de Alexandre Padilha.

A mudança ocorre num momento sensível, em que Lula enfrenta dificuldades de relacionamento com deputados e senadores no Congresso Nacional. A indicação de Silvio Costa Filho seria estratégica por dois motivos principais: além de ser reconhecido por sua habilidade no diálogo, ele é membro do Republicanos, partido presidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, figura-chave do Centrão.

Com essa movimentação, Lula tentaria aproximar-se do Centrão, melhorar a interlocução com o Congresso e estabilizar sua base de apoio, considerada frágil até o momento. A indicação também reforçaria ainda mais o prestígio político de Silvio Costa Filho em âmbito nacional, especialmente visando as eleições de 2026.