Em mais uma ação do Governo Federal voltada à ampliação do acesso à saúde pública, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa participaram neste sábado (5) do mutirão da saúde realizado no Hospital das Clínicas da UFPE, no Recife. A iniciativa integra o Programa Ebserh em Ação, promovido pelo Ministério da Saúde, e envolveu todos os 45 hospitais universitários federais do país.
Durante a visita, os parlamentares acompanharam de perto atendimentos de cirurgias gerais e urológicas, além de consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. Também estiveram presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto; e outras autoridades da área de saúde pública de Pernambuco.
A iniciativa, conhecida como Dia E, tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e procedimentos especializados no SUS, utilizando a estrutura e a expertise dos hospitais universitários da Rede Ebserh. Em Pernambuco, mais de 100 pacientes foram beneficiados na ação. Em todo o Brasil, o mutirão prevê mais de 7 mil atendimentos, incluindo 1.000 cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas.
“Tenho trabalhado muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso estado”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho. “Quero, ao lado do ministro Padilha e dos profissionais de saúde, continuar trazendo ações que ampliem o atendimento em Pernambuco.”
O senador Humberto Costa, que também é médico, destacou a importância estratégica do programa: “A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS. O Agora Tem Especialistas enfrenta, de forma concreta, um dos maiores desafios do SUS: a espera por procedimentos especializados.”
Além das cirurgias e consultas realizadas no mutirão, os atendimentos incluíram especialidades como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) já realizou 166 mutirões em todo o país, utilizando os hospitais universitários vinculados ao Ministério da Educação para ampliar a oferta de serviços de saúde e integrar ensino, pesquisa e assistência.
Também participaram da atividade:
- Noemy Gomes, diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde;
- Rosano Freire Carvalho, superintendente estadual do Fundo Nacional de Saúde (FNS);
- Zelma Chaves Pessoa, vice-presidente do Cosems-PE;
- André Longo, ex-secretário estadual de Saúde.
