O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que a definição sobre uma possível candidatura ao Senado Federal em 2026 dependerá das articulações políticas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com outros aliados. A declaração foi dada durante participação no 8º Congresso da Amupe, realizado nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Olinda.
Silvio destacou que, embora as movimentações eleitorais comecem a ganhar força, o foco principal do Republicanos para as próximas eleições será a ampliação das bancadas federal e estadual. “Nosso trabalho será voltado prioritariamente para eleger o maior número possível de deputados federais e estaduais. A disputa pelo Senado será uma construção, e vai depender muito das conversas e do entendimento com o presidente Lula e com os partidos que integram nossa base”, afirmou.
O ministro também reforçou que, no momento, suas atenções estão voltadas para a gestão à frente da pasta de Portos e Aeroportos e para o fortalecimento do partido em Pernambuco. Silvio Costa Filho tem sido apontado como um dos possíveis nomes para compor a disputa majoritária em 2026, cenário que ainda será definido nos próximos meses, à medida que as articulações políticas avançarem.
