1 de abril de 2020 às 07h25min - Por Mário Flávio

Sertânia iniciou nesta terça-feira (31) o trabalho de barreira sanitária para prevenir a circulação da COVID-19, no município. A ação acontece nas saídas para Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Monteiro-PB. Até o momento não há casos confirmados da doença na Princesa do Moxotó.

Nos pontos de acesso, são feitas abordagens educativas para orientar os viajantes sobre o novo coronavírus, e principalmente, são colhidas informações daqueles que irão ficar no município. Essas pessoas, se não apresentarem sintomas de gripe ou resfriado, devem permanecer em casa, isolados, por 7 dias. No caso de manifestação de sintomas, o isolamento precisa ser de, no mínimo, 14 dias.

A população também pode denunciar o descumprimento da medida à Vigilância de Saúde pelo número: (87) 99193-4577. A ação será comunicada à autoridade policial, pois o Código Penal prevê Crimes Contra Saúde Pública, Art.267 (Epidemia), Art.268 (Infração de Medida Sanitária Preventiva).

A Secretaria de Saúde recomenda: ficar em casa; não ter contato com pessoas que viajaram ou chegaram há pouco tempo de viagem; lavar com frequência as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir com o ombro ou braço a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações de pessoas e evitar aperto de mão, beijos e abraços.

É preciso, ainda, limpar sempre com álcool objetos tocados frequentemente, como celular, computador, e controle remoto, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de pratos e copos. Se apresentar sintomas leves como tosse, dor no corpo e congestão nasal, fique em casa. Se tiver febre, procure o posto de saúde mais próximo. Vá ao hospital apenas em caso de falta de ar e febre alta, acompanhada de tosse.

A Prefeitura de Sertânia está trabalhando incansavelmente para que o coronavírus não circule em nosso território. A administração municipal criou o Comitê Gestor de Crise, que já tomou diversas providências para combater a Covid-19. Algumas das medidas adotadas foram: suspensão das aulas da rede municipal, suspensão do atendimento ao público nas repartições do município, suspensão da feira livre, proibição de encontros com mais de 30 pessoas, desinfecção de locais públicos, barreira sanitária, entre outras ações.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro