Serra Talhada inicia nesta sexta-feira (10) a redução de 90 para 60 dias do intervalo de aplicação entre as duas doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. De acordo com a secretaria de Saúde, a decisão de reduzir o intervalo foi acordada com a secretaria Estadual de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems).
O objetivo é ampliar o número de serra-talhadenses com o esquema vacinal completo, evitando adoecimentos graves e novas mortes pela doença. “Seguindo orientação do PNI Estadual, estamos reduzindo o intervalo entre as doses da Pfizer, uma vez que precisamos acelerar a campanha de vacinação. Estamos fazendo busca ativa das pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante e estão com a segunda dose em atraso, elas devem comparecer aos postos de saúde e completar o calendário vacinal para uma proteção mais efetiva contra a doença”, afirmou a secretária de Saúde, Lisbeth Lima.
Ainda segundo a secretaria, a população deve conferir a data de aplicação da primeira dose do imunizante no Cartão de Vacinação e procurar as unidades de saúde para receber a segunda dose contra o coronavírus.