O senador Wellington Dias (PT-PI), autor da proposta original que resultou na nova distribuição de royalties aprovada na Câmara, avisou que o Congresso derrubará o veto por ampla maioria caso a presidente Dilma Rousseff decida rejeitar o projeto. “Se vetar, nós derrubamos o veto”, garantiu ao blog Poder Online (iG).
A quem se surpreendeu por se tratar de um senador governista, Dias explicou que não se trata de rebeldia contra o governo, e sim de manter o que ele classificou de equilíbrio federativo e democrático na distribuição dos recursos. Para ele, a questão dos royalties não tem relação com base de apoio ou governabilidade.
Dias afirma que a pressão exercida pelo Congresso, 25 estados e 5.500 municípios é mais forte que as manifestações do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “A presidenta vai ouvir a voz rouca das ruas”, diz o senador piauiense.
Ele acha que Dilma pode repor por decreto as perdas do Rio e Espírito Santo sem mexer na essência do que está aprovado. A compensação sairia do Fundo Social que, segundo as contas do senador, terá R$ 14 bilhões em 2013.